Ibama doa embarcação à Funasa para atendimento aos Guatós

 Clóvis Neto

  
Flávio Britto assina termo e recebe embarcação para a Funasa

Em breve, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) contará com uma embarcação estruturada para atender a comunidade indígena Guató. O barco Apaporé foi doado à instituição pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), durante ato ocorrido na manhã desta quarta-feira, na sede do Ibama, em Corumbá. O trabalho é feito em parceria com a Prefeitura Municipal que, inclusive, já havia criado uma equipe do Estratégia de Saúde da Família para atender a população residente na Aldéia Uberada (Ilha de Ínsua), 350 quilômetros ao norte de Corumbá, em pleno Pantanal sul-mato-grossense.

O termo de cessão da embarcação foi assinado na manhã de hoje, durante solenidade na sede do Ibama de Corumbá, na presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT); de Luciano de Meneses Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama; do procurador federal da instituição, Marcos Guimarães; superintendente estadual do Instituto, David Lourenço; coordenador regional da Funasa em MS, Flávio da Costa Britto Neto, além de outras autoridades.

Ruiter destacou que esta parceria dá sequência a um trabalho voltado ao desenvolvimento de políticas públicas para a população da região ribeirinha e, neste caso, direcionado ao Guatós. Lembrou a grande extensão do Pantanal, as dificuldades enfrentadas pelos ribeirinhos e que isto está “sendo resgatado” através de parcerias como a formalizada na manhã de hoje.

O barco, que está ancorado no Estaleiro Tamengo, passará por reformas e, conforme Flávio Britto, estará apto a realizar todo atendimento à comunidade Guató, inclusive atendendo a Prefeitura em outras realizações. O coordenador explicou que, a partir da entrada em operação do Apaporé, o Funasa III, responsável pela condução da equipe de saúde à aldeia, será repassado à Prefeitura de Corumbá.

Além disso, conforme ele, o Apaporé servirá de apoio à Prefeitura para realização de ações, principalmente na área de saúde e social, em atendimento aos ribeirinhos, dando prosseguimento a uma parceria existente desde os primeiros dias da gestão anterior do prefeito corumbaense.

Destacou o apoio recebido em Corumbá, do Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, e em Brasília, do Senador Delcídio do Amaral, que contribuíram para o fortalecimento dessa parceria. No ato, Delcídio estava representado pelo vereador Marcos de Souza Martins.

Citou que tudo isso é importante para melhorar, cada vez mais, os indicadores da saúde junto às comunidades indígenas. Lembrou que o Apaporé possibilitará um atendimento mais completo e que este é o primeiro passo. “Vamos investir também na área de saneamento ambiental para dotar a aldeia com 100 por cento de esgotamento sanitário”, revelou.

David Lourenço enalteceu a importância do trabalho desenvolvido em Corumbá, em atendimento à comunidade Guató. Segundo ele, a embarcação Apaporé, que não estava sendo útil ao Ibama, vai ser importante para a Funasa desenvolver seu trabalho, inclusive apoiando ações da Prefeitura. Ressaltou o estabelecimento da parceria, afirmando que os órgãos públicos precisam estar trabalhando sempre juntos, em benefício da população.

O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Meneses, também destacou a iniciativa em ceder a embarcação para a Funasa. Lembrou os termos de cooperação existente entre Ibama e os órgãos estaduais e que isto precisava ser estendido aos município, como começa a ocorrer em Corumbá.

Comentou que “isto não é fácil acontecer”, mas que é importante ceder um bem da união a “outro parceiro, com um link para a Prefeitura Municipal, para atendimento aos povos indígenas. É preciso otimizar um bem público”, ressaltou, enaltecendo a atuação da Superintendência do Ibama no Estado, pela agilização dessa parceria.

O ato foi presenciado também pelo secretário de Gestão Governamental Cássio Augusto da Costa Marques; pelo chefe de gabinete do prefeito, Ênio Castelo, além de outras autoridades do Ibama.

Antônio Carlos-Subsecretaria de Comunicação Institucional