Encontro discute formas para melhorar saúde do trabalhador

 Marcos Boaventura

  

 Dr. Lamartine representou o prefeito Ruiter Cunha no I Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

Cerca de 80 profissionais ligados à área de saúde estão participando do I Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, realizado pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde, pasta ligada à Secretaria Municipal de Ações Sociais, em parceria com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Ministério do Trabalho e Emprego e Superintendência Regional do Trabalho.

O evento reúne profissionais de Corumbá, Ladário, Bodoquena, Bonito, Miranda, Campo Grande, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana e Dourados e foi aberto nesta quinta-feira, 13 de agosto, no auditório da Associação Médica.

“O encontro tem o objetivo de buscar melhorias para a qualidade de vida dos nossos trabalhadores”, explicou o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, que na ocasião representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. “Este evento faz parte das várias ações voltadas à Saúde que o Município vem desenvolvendo”, complementou o secretário-executivo de Saúde, Lauther Serra.

“O Cerest tem o objetivo de atender o trabalhador formal e informal, independente do vínculo empregatício, para reabilitação, prevenção e promoção de acidentes do trabalho ou doenças relacionadas ao trabalho. O carro chefe é a prevenção e promoção da saúde do trabalhador”, disse a coordenadora do Cerest em Corumbá, Beatriz Assad.

Representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho, da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e do Cerest Estadual participam das atividades. Além da abertura, o palestrante Koshiro Otani falou sobre “A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde”. A programação continua até o sábado.

Amanhã, a partir das 8h, serão apresentadas propostas do grupo de Intersetorialidade na Saúde do Trabalhador, do grupo de Vigilância em Saúde do Trabalhador e propostas do grupo de Controle Social em Saúde do Trabalhador. O encerramento está marcado para sábado, a partir das 8h30.

O Cerest

O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Corumbá foi habilitado no dia 26 de julho de 2007. Além de Corumbá o Centro assiste os trabalhadores de Ladário, Miranda, Bonito e Bodoquena. Atualmente conta com avaliação e conduta com médicos do trabalho e clínico geral, atendimento com fonoaudiólogo, avaliação e tratamento fisioterápico, avaliação e tratamento odontológico, avaliação e atendimento psicológico, serviço social, orientações, informações, encaminhamentos e trabalhos de prevenção a acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.

No Cerest são atendidos todos os trabalhadores, independente do vínculo empregatício, inclusive os informais. O objetivo geral do Cerest de Corumbá é atender aos trabalhadores de forma a promover prevenção e reabilitação física e emocional, na busca por promoção de qualidade de vida.

Rodrigo Nascimento- Subsecretaria de Comunicação Social