Curso capacita 14 agentes de trânsito da Agetrat

Agentes da Agetrat (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) receberam nesta sexta-feira, 28 de agosto, o diploma de conclusão do Curso de Formação de Agentes de Trânsito. A capacitação, realizada pela Prefeitura Municipal de Corumbá em parceria com a Polícia Militar e o Dentran/MS (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul), durou 12 dias. Ao todo, foram 120 horas de aulas sobre fiscalização e prática de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros e operação, legislação, engenharia e educação no trânsito.

Com esta capacitação, os agentes estão mais aptos a tomar as decisões corretas no dia a dia. O curso serviu para reciclar, sanar e apurar os agentes sobre as novas regras de trânsito”, afirmou a diretora-presidente da Agetrat, Silvana Ricco. Ela também destacou a modernização que a Agencia viveu nestes últimos 5 anos.

No início da administração não tínhamos nem sede própria. Eram quatorze funcionários que ocupavam três salas. Hoje estamos num local amplo, com setor de engenharia de trânsito, jurídico, administrativo financeiro, protocolo de multas e de educação de trânsito”, pontuou. A Agetrat atualmente possuiu 4 viaturas de fiscalização e 1 para engenharia e trabalha com 59 funcionários.

A cerimônia, realizada na sede do Sindicato Rural de Corumbá, contou com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). “Esta especialização se faz necessária para que tenhamos mais segurança e educação nas ruas de nossa cidade”, afirmou Ruiter. O prefeito lembrou ainda da responsabilidade de cada cidadão na segurança das vias.

O trânsito vai melhorar muito quando todos nós condutores tivermos a concepção que cabe a nós a maior atuação neste sentido”, destacou. Corumbá foi a primeira cidade do interior de Mato Grosso do Sul a realizar o curso de capacitação. “Se não houvesse esta parceria entre a PM, o Detran e a Prefeitura não teríamos conseguido realizar este trabalho”, constatou o diretor executivo do Detran-MS, Coronel Francisco Libório da Silveira.

Este período de aprendizagem e reciclagem resulta em uma facilidade a mais para exercemos nosso serviço”, completou o agente Lauro Galvão, da Agência de Transporte de Transito de Corumbá. Além dos fiscais do Município, 18 policiais do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, 3 agentes de trânsito de Ladário, 2 representantes do Exército e 2 da Marinha também foram diplomados.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional