Corumbá forma segunda turma do curso de ladrilho hidráulico

Solenidade programada para às 18h desta quarta-feira, 5 de agosto, marca a formatura da segunda turma de alunos formados pela Escola de Ladrilho Hidráulico, promovido através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Ministério da Cultura por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Fundação Cândido Rondon. A diplomação será no auditório do Moinho Cultural, no Porto Geral de Corumbá.

O curso possibilitou a formatura de 19 alunos que iniciaram o curso em fevereiro, na Casa do Artesão. Este é o segundo ano consecutivo que a oficina desenvolve atividades para jovens entre 17 e 25 anos em Corumbá. Em 2008, 25 ladrilheiros foram capacitados e em  setembro do mesmo ano, participaram da exposição “Ladrilhos Hidráulicos de Corumbá”, na Sala do Artista Popular do Museu do Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro.

O projeto teve início em 2007, para resgatar a técnica de produção do material que era utilizado no revestimento de pisos e outras partes de construções no século XX. A primeira turma formada em 2008, integra uma cooperativa, responsável pela colocação de todo material confeccionado por eles, no mercado.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional