Comitê de combate à dengue planeja novas ações em Corumbá

 Gilson de Carvalho
  

 Prefeitura vai implementar zoneamento compartilhado no município

Mesmo com a redução identificada pelo LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti) detectada em julho, a Prefeitura Municipal de Corumbá vai intensificar as ações de combate ao mosquito em toda a cidade. Nesta segunda-feira, 24 de agosto, o Comitê de Combate à Dengue se reuniu para definir as estratégias a serem adotadas contra a doença na região.

“Desde o início do período de chuvas, em 2008, foram realizadas várias ações em todo o município. Ainda assim, o índice de infestação chegou aos 5,5% (entre março e abril) e agora, de acordo com último levantamento, está em 2,7%. Apesar da redução, estamos acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário executivo de Saúde, Lauther da Silva Serra.

Até outubro, a Gerência de Vigilância em Saúde de Corumbá terá implementado o zoneamento compartilhado, onde ocorrerá uma integração no trabalho realizado pelos agentes de endemias e agentes comunitários, o que vai diminuir as visitas domiciliares para até três vezes ao mês. “Hoje os agentes de endemias fazem duas visitas ao mês e os comunitários uma. Integrando as áreas de atividades, vamos aumentar consideravelmente a esta frequência”, explicou Michele Soares de Lima, bióloga do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

O secretário de Ações Sociais lembrou que, apesar dos índices de infestações, nenhum óbito foi registrado “o que mostra a seriedade do trabalho realizado pela Prefeitura”. “Além do acúmulo de lixo nas residências, continuamos enfrentando o problema dos imóveis fechados. Tentamos a autorização da Justiça para entrar nessas residências, mas isso nos foi negado”, afirmou Lamartine.

Representantes da Embrapa Pantanal, da Defesa Civil, CCZ, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, gerência de Atenção Básica em Saúde, Secretaria Executiva de Educação, Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Secretaria Executiva de Assistência Social e da Secretaria Executiva de Saúde participaram da reunião, realizada no auditório da Prefeitura.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Social