Brigada Prevfogo inicia atividades em Corumbá

 Clóvis Neto
  

 A guarnição foi apresentada esta manhã, na sede do Ibama

A Brigada Ambiental Prevfogo iniciou nesta quinta-feira, suas atividades em Corumbá. A guarnição foi apresentada esta manhã, durante ato ocorrido na sede do Ibama de Corumbá, que contou com as presenças do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT); de Luciano de Meneses Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama; do procurador federal da instituição, Marcos Guimarães; superintendente estadual do Instituto, David Lourenço; coordenador regional da Funasa em MS, Flávio da Costa Britto Neto; vereador Marcos de Souza Martins, que representou o senador Delcídio do Amaral, além de outras autoridades.


A brigada foi criada pelo Ibama, em parceria com a Prefeitura de Corumbá, para combater as queimadas na região pantaneira que, este ano, causaram enormes prejuízos ao meio ambiente, bem como à saúde da população corumbaense. Foi uma reivindicação do próprio prefeito junto ao Instituto.

A guarnição é composta por 28 brigadistas mais uma gerente municipal e ficará sediada no prédio da Gerência Municipal de Ações da Defesa Civil, com total estrutura. Além de equipamentos, entre eles uma moto bomba, a Brigada contará com um veículo. O segundo chegará nos próximos dias. Além da Defesa Civil, o trabalho terá apoio da Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros.

Os brigadistas estão ligados diretamente ao Ibama. Luciano Meneses recebeu os integrantes e comentou a importância deles para o meio ambiente. Disse que o trabalho não será apenas de “combate às queimadas, mas também de educação ambiental”.

Lembrou que, em Corumbá, a Prefeitura é uma grande parceira da brigada, e que está sendo cumprida também “uma estratégia governamental aprovada pelo presidente Lula”, que é incentivar as brigadas. Lembrou que, na cidade, eles “serão multiplicadores da questão ambiental”, evitando as queimadas, responsáveis direto pelo aquecimento global, provocando sensíveis mudanças climáticas.

Os brigadistas são todos servidores da União, lotados no Ibama. Cumprem um contrato de seis meses. No entanto, o prefeito Ruiter Cunha já sinalizou a manutenção da equipe. Ele lembrou que a Prefeitura vai montar uma brigada municipal e, dependendo da atuação dos atuais integrantes, eles podem fazer parte do novo grupo.

Ruiter lembrou o período das queimadas intensas no Pantanal. Acredita que aquele período crítico já passou, principalmente agora, com “uma participação efetiva, concreta” dos novos brigatistas, no combate aos incêndios florestais.

Segundo o prefeito, a criação da Brigada Prevfogo, mostra “que nos preocupamos com o Pantanal”. Disse que os brigadistas terão uma função importante, e que a decisão do Ibama em instalar uma guarnição na região, é mais uma prova que o presidente Lula tem sensibilidade, está preocupado com a preservação do Pantanal.

Citou o PAC como outro exemplo. Na época, seriam atendidas apenas cidades com mais de 150 mil habitantes. Corumbá, por estar em lugar estratégico, foi incluída, por uma decisão do presidente. Por isto mesmo, Ruiter conclamou esforço de todos para fortalecer ainda mais esta parceria com o Governo Federal.

Os brigadistas foram apresentados às autoridades pelo coordenador estadual do Prevfogo, Márcio Yule. Ele lembrou que foram 56 pessoas classificadas para o curso, e que todos tiveram aprovação.

Antônio Carlos-Subsecretaria de Comunicação Institucional