Ato civico celebra os 184 anos de independência da Bolívia

 Gilson de carvalho
  

 Ato civico celebra os 184 anos de independência da Bolívia

Os 184 anos da independência da Bolívia foram celebrados na manhã desta quinta-feira, 6 de agosto, no Jardim da Independência, em Corumbá. Durante o ato cívico, o cônsul interino da Bolívia no município, Natálio Peña Toledo, e o secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) na solenidade, depositaram uma coroa de flores na estátua do marechal Antônio Maria Coelho, herói da Retomada de Corumbá.

“É um marco na história celebrar esse momento tão importante aqui no Jardim da Independência. Representa a integração de duas comunidades nesta fronteira pantaneira”, afirmou Carlos Porto. “É a representação de uma integração cultural, política e econômica que já vem acontecendo desde o início da administração Ruiter”, completou o secretário executivo de Relações Institucionais.

O cônsul Natálio Peña Toledo destacou o momento de grande desenvolvimento pelo qual passa o país vizinho e a importância de fortalecimento das relações entre Brasil e Bolívia. “Dentro desses 184 anos de independência, nosso país passa por um dos momento mais importantes de sua história”, lembrou o cônsul.

O Subsecretário de Ações da Cidadania e presidente do Centro Boliviano 30 de Marzo, Arturo Ardaya, e a superintendente de Cultura de Corumbá, Heloísa Helena Urt, acompanharam a solenidade. A banda de música do 17º Batalhão de Infantaria de Fronteira e a Banda Manoel Florência executaram os hinos nacionais dos dois países. Grupos de música e dança tipicamente bolivianos se apresentaram no evento.

A independência da Bolívia foi proclamada em 1809, mas dezesseis anos de luta se seguiram antes do estabelecimento da república, nomeada em homenagem a Simón Bolívar, em 6 de agosto de 1825. A Constituição sobre qual a república é governada atualmente data de 28 de outubro de 1880, e se foca em uma política rebublicana unitária.

Rodrigo Nascimento-Subsecretaria de Comunicação Institucional