Saúde monitora caso suspeito de gripe suína

Equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal está monitorando um novo caso suspeito de gripe suína – vírus Influenza A (H1N1). Trata-se de uma pessoa do sexo feminino, que chegou a Corumbá procedente de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Ontem, domingo, foi atendida por um médico particular que, devido aos sintomas, comunicou a Secretaria Executiva de Saúde Púbica.

Segundo a enfermeira Keila Brito, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, todos os procedimentos já estão sendo tomados, inclusive com coleta de material para análise laboratorial. “Estamos encaminhando para Campo Grande e de lá segue para São Paulo”, explicou. É que, no Brasil, apenas três estados contam com laboratórios capacitados. Além de São Paulo, o exame é feito no Rio e no Pará.

Keila informou que a pessoa, ao ser atendida pelo médico, apresentou estado febril, tosse, calafrios, cansaço e falta de ar. O caso está sendo monitorado pela Saúde Pública corumbaense.

PProtocolo

Esta semana, nos dias 22 e 23, acontecem palestras em Corumbá, para esclarecimento do protocolo de ações anunciado pelo ministro José Gomes Temporão, de Saúde. Foi o que informou a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla.

Conforme ele, durante os dois dias, serão esclarecidas dúvidas sobre o protocolo, voltado para ações de prevenção e combate à gripe suína. Viviane informou que vão participar todos os setores da Prefeitura de Corumbá, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Exército, Marinha, além de médicos e enfermeiros. A cidade de Ladário também participará dos trabalhos.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional