Saúde mantém ações de prevenção à gripe suína

As ações de prevenção ao vírus Influenza A H1N1, conhecida como gripe suína, continuam sendo intensificadas em Corumbá, por parte da Secretaria Executiva de Saúde Pública, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o que informa a enfermeira Keila Brito, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, lembrando o envolvimento dos mais diferentes segmentos nos trabalhos desenvolvidos na cidade.

Ela destaca a capacitação ocorrida na semana passada direcionada a representantes de todas as áreas administrativas da Prefeitura, médicos, enfermeiros, Exército, Marinha e até mesmo autoridades de Ladário, que permitiu uma série de esclarecimentos sobre a doença.

A capacitação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ações Sociais, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública e foi fundamental para discussão do Protocolo de Manejo Clínico e de Vigilância Epidemiológica da Influenza, lançado pelo ministro José Gomes Temporão, da Saúde, para detectar casos de doença respiratória aguda grave de maneira oportuna; reduzir a ocorrência de formas graves e de óbitos, além de monitorar as complicações da doença.

Keila informou no início da tarde desta quarta-feira, que Corumbá está aguardando resultado de exames laboratoriais de três casos suspeitos da doença. Conforme ela, são pessoas que, após atendimento médico, tiveram material coletado e encaminhado para análise laboratorial, mas que estão totalmente recuperadas.

Confirmou também que um caso foi diagnosticado como positivo, mas que a pessoa, após medicada, já está totalmente recuperada. “Isto se deve ao fato de que os casos suspeitos estão sendo diagnosticado precocemente e esta rapidez permite um tratamento mais eficaz da doença”, disse.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional