Ruiter recebe enxadristas e reafirma apoio ao esporte amador

 Prefeitura de Corumbá
  

 Marjorie e Robinho são revelações do esporte corumbaense

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) recebeu nesta manhã em seu gabinete os enxadristas Robson Adrisson Barbosa Leite, de 11 anos, e Marjorie Garcia, 8 anos. No encontro, Ruiter ressaltou os resultados conquistados pelo esporte dentro e fora do Estado e reiterou o apoio da Prefeitura à pequena Marjorie, que no mês que vem disputa o Pan-americano em Mar Del Plata, na Argentina.

“As conquistas que temos conseguidos nestes últimos anos são frutos do investimento feito no desporto escolar”, destacou o diretor presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior. “Esta inclusão através do esporte faz parte da política educacional adotada pelo prefeito Ruiter desde o início de sua primeira gestão”, continuou Miranda.

O chefe do executivo corumbaense também autorizou a Funec a adquirir mais tabuleiros adaptados para deficientes visuais. “Assim podemos ampliar ainda mais a prática deste esporte em nosso município”, completou Heliney.

A idéia surgiu graças à Robson Leite. Por causa de uma doença chamada glaucoma congênito, Robinho, como gosta de ser chamado pela família e pelos amigos, quase não enxerga e só aprendeu a jogar xadrez por causa do tabuleiro especial comprado no Paraná por Adriano Garcia, pai de Marjorie.

Em apenas uma aula, de aproximadamente 50 minutos, ele aprendeu todos os movimentos das peças e, na semana passada, participou de sua primeira competição oficial. Além dos enxadristas e de Heliney Miranda, Adriano Garcia e Augusto Samaniego, manager de Marjorie, também participaram do encontro.