Ruiter entrega praça e pede apoio dos moradores na preservação

 Gilson de Carvalho/PMC

  

 Praça é novo espaço para lazer das crianças

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou a importância da comunidade da região da Nova Corumbá na preservação da praça entregue pela Prefeitura no final da manhã de hoje, 12 de julho. Na obra, o Executivo Municipal investiu R$ 550 mil em recursos próprios. “É preciso que todos vocês tenham a percepção de preservar este local, só com a ajuda de vocês este espaço terá maior durabilidade”, disse num breve discurso.

Ruiter explicou que a praça é um local para convívio familiar onde todos devem desfrutar de momentos de lazer e com os moradores se comprometendo com a garantia da preservação da área a vida útil do espaço aumenta. “Orientem para que não destruam”, pediu o prefeito a uma parcela da comunidade que acompanhava o ato de inauguração.

O envolvimento dos moradores do bairro Nova Corumbá com a manutenção do espaço público será reforçado com a nomeação de um morador para cuidar do local. “Vamos nomear uma pessoa daqui [do bairro] para ser o zelador da praça”, anunciou o chefe do Executivo corumbaense antes de entregar a chave dos portões para o presidente do bairro, Ênio Quidá Júnior. Ele também recebeu um kit de materiais esportivos.

Ainda este ano, o prefeito disse que deseja retornar ao bairro para inaugurar novas ações. “Vamos voltar para cobrir a quadra poliesportiva da praça”, afirmou Ruiter lembrando que a nova praça também abrigará eventos culturais e esportivos.

O modelo da praça da Nova Corumbá será referência da Prefeitura de Corumbá para novos projetos no setor. “Quero ao fim de nossa gestão um local como esse em todos os bairros. Vocês são os pioneiros”, finalizou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; o prefeito de Ladário José Antônio Assad e Faria, e o deputado estadual Paulo Duarte acompanharam a cerimônia.

A praça

A praça é dotada de equipamentos necessários para assegurar a prática do esporte e lazer de toda a comunidade da região. Conta com campo de futebol, quadra polivalente (futsal, vôlei, basquete e handebol), quadra para vôlei de areia, playground, pista para caminhadas, equipamentos de ginástica, pergolados com mesas para jogos, quiosque com lanchonete, sistema de iluminação, além de urbanização e paisagismo.

A nova praça vai garantir a comunidade local, maior segurança para prática de atividades esportivas e de lazer. Conta com alambrados no campo de futebol e nas quadras esportivas. É dotada ainda de equipamentos de acessibilidade para atender pessoas portadoras de deficiências, facilitando inclusive a prática de caminhadas. Vai permitir maior integração de toda a comunidade, além de incentivar os jovens à prática esportiva, eliminando a ociosidade.

Todos os espaços são iluminados. O campo de futebol, por exemplo, é dotado de 40 luminárias, instaladas em 10 torres, cada uma com potência de 1000 watts. As quadras de vôlei de areia e polivalente, cada uma, conta com oito luminárias, instaladas em quatro torres. Conta inclusive com pista para caminhadas, além de passeios interno e externo, todos com piso especial para atender pessoas portadores de necessidades especiais.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional