Ruiter anuncia benefícios para servidores da educação

 Prefeitura de Corumbá

  
Prefeito se encontrou com servidores administrativos que trabalham em escolas e anunciou benefício

Os servidores administrativos da Prefeitura de Corumbá lotados na Secretaria Executiva de Educação, passarão ter vantagens semelhantes aos professores, através de uma política de remuneração que irá proporcionar melhoria salarial, inclusive com incentivo de produtividade. Foi o que anunciou na manhã de sábado, 4 de julho, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que participou do encerramento do primeiro bloco do programa Profuncionário, um curso de formação continuada, destinado aos funcionários administrativos da pasta de educação de Corumbá e Ladário.

Com auditório da Escola Estadual João Leite lotado, o prefeito corumbaense informou aos presentes que, ainda este ano, encaminha mensagem de um projeto de lei à Câmara de Vereadores, “instituindo a carreira do servidor administrativo dentro do quadro da Educação”. Conforme o prefeito, o projeto está em fase de formatação e representará não só melhoria salarial, mas também a “recuperação e valorização” dos funcionários administrativos, que desenvolvem suas atividades dentro das escolas. “Eles terão os mesmos benefícios que os professores”, observou Ruiter.

A notícia foi recebida com euforia pelos servidores lotados na Secretaria Executiva de Educação de Corumbá. Para a secretária Alice Barbosa, 52 anos, vai chegar em boa hora. Com 27 anos nos quadros da Prefeitura de Corumbá, ela desenvolve suas atividades na Escola Cássio Leite de Barros. “Vai valorizar o servidores administrativo. Teremos mais incentivos, auto estima elevada”, comentou. Para ela, o benefício chegará em boa hora: “Estou em final de carreira e isto vai contribuir muito na minha aposentadoria”, comemorou.

Profuncionário

O programa Profuncionário foi iniciado em outubro do ano passado e é uma parceria dos governos federal e estadual, além das prefeituras de Corumbá e Ladário. Estão participando da capacitação 240 servidores da educação de Corumbá, Ladário e também ligados à secretaria estadual de Educação. Segundo o professor e orientador do curso, Jorge Gomes Ferreira, está sendo importante para a melhoria da escolaridade dos servidores que atuam nas unidades de ensino e, a valorização profissional destes servidores enquanto educadores indiretos que atuam junto à comunidade escolar.

O Profuncionário resgata a valorização dos servidores administrativos das escolas, e conta com importantes parceiros, entre eles o Ministério da Educação (MEC), Prefeituras, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE),. no caso de Corumbá, do SESI, que está propiciando aulas de ginástica.

Os cursos têm duração mínima de 1.260 horas e habilitam profissionalmente os servidores que atuam nas escolas, nas áreas de Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Infra-Estrutura Escolar, Técnico em Multimeios Didáticos e Técnico em Secretaria Escolar. A previsão é que o programa seja concluído em abril de 2010.

Além do prefeito Ruiter Cunha, o encerramento desse primeiro bloco foi prestigiado também pelo deputado estadual Paulo Duarte; pela secretária de Promoção da Cidadania de Corumbá, Maria Lucia Ortiz Ribeiro; pelo secretário executivo Carlos Porto, de Relações Institucionais; secretário de Governo de Ladário, Roberto Guimarães, que representou o prefeito José Antônio Assad, além de outras autoridades.

Paulo Duarte destacou a parceria envolvendo as três esferas do Poder Executivo, que está propiciando a valorização do servidor administrativo da educação. “Todas funções são importantes. É preciso capacitar, tratar com devido respeito estes servidores”, comentou. Conforme o deputado, são programas como este que fazem a educação da região evoluir.