REME discute estratégias de qualificação do ensino em Corumbá

 Marcos Boaventura

  

 Palestras com os temas “Motivação o Combustível do Sucesso” com o professor Roberto Santana dos Santos

O segundo encontro de Educação da Rede Municipal de Ensino (REME) que acontece até amanhã, 10 de julho, em Corumbá, faz parte da política de qualificação dos profissionais da Rede desenvolvida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT). Cerca de 900 professores participam da capacitação no anfiteatro Salomão Baruki e no Espaço Educacional.

Além de promover a integração entre os professores, por meio de discussões e reflexões, o seminário possibilita a troca de experiências e fortalece as práticas de ensino. As ações visam qualificar o serviço permitindo que a aprendizagem dos alunos seja cumprida com total aproveitamento.

O encontro também permite a discussão, com os educadores, sobre as principais estratégias de para elevar o IDEB das escolas da Rede Municipal de Ensino. A formação ainda tem a finalidade de desenvolver nos profissionais da educação os aspectos cognitivo, social e emocional, para que desempenhem as atividades em sala, de maneira criativa, gerem conhecimentos e sejam capazes de aprender com a sua experiência.

Na formação são debatidos temas como Inclusão social; Estímulo à cultura da paz; Bulling na escola; Violência no âmbito da escola; A educação, novos cenários, novas perspectivas na sociedade da informação; Exploração sexual infantil.

Nesta manhã, no Salomão Baruki, foram realizadas palestras com os temas “Motivação o Combustível do Sucesso” com o professor Roberto Santana dos Santos e “A Educação, Novos Cenários; Novas Perspectivas na Sociedade da Informação”, com o padre Gildásio Mendes. À tarde, no mesmo local acontecem palestras sobre “Estímulo à Cultura da Paz”, com Andréa Cabral Ulle e “Bulling nas Escolas”.

Para melhor andamento das atividades, os professores foram divididos em dois grupos de trabalho. O polo é formado pelas escolas Almirante Tamandaré, Clio Proença, Cássio Leite de Barros, Ângela Pérez, Delcidio do Amaral, Fernando de Barros, José de Souza Damy, e pelas creches Inocência Cambará, Estrelinha Verde, Ana Gonçalves e Maria Benevinda – a capacitação acontece no Auditório Salomão Baruki.

O Polo 2 conta com as escolas Caic, Tilma Fernandes, Rachid Bardauil, Cyríaco de Toledo, Luiz Feitosa, Barão do Rio Branco, Izabel Correa, Pedro Paulo, Rosa Josetti.