Projovem Trabalhador já tem 911 pessoas garantidas no curso

 Marcos Boaventura

  
Programa vai inserir o jovem no mercado de trabalho

O Ministério do Trabalho e Emprego confirmou nesta segunda-feira, os nomes de 911 jovens aptos a participar do curso de capacitação do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que será desenvolvido em Corumbá, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal. Ainda esta semana, outras 89 pessoas deverão ser relacionadas pelo órgão federal para participação do programa que vai atender mil jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de qualificação profissional, para a inclusão no mercado de trabalho.

Foi o que informou agora à tarde o gestor do programa em Corumbá, Márcio Cavasana, gerente de Ações para a Juventude, da Subsecretaria de Ações para a Cidadania, vinculada à pasta da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Segundo ele, da primeira relação de mil jovens encaminhada ao Ministério, 911 foram considerados aptos a participar do programa. “Já estamos encaminhando uma nova relação, de uma lista de espera, para avaliação do Ministério”, disse.

O gerente lembrou que dos 2.113 inscritos em Corumbá, 1.000 foram pré-selecionados e desses, somente 89 não figuram nesta lista final, pelo fato de não terem cumprido algumas exigências impostas pelo Governo Federal para participar do programa. “Ou foi por ausência de documentos ou mesmo devido a problemas escolares”, disse Marcio, ressaltando principalmente o fato de grande parte dos pré-selecionados que tiveram inscrição indeferida, não estar frequentando bancos escolares.

“O programa vai atender 1.000 jovens, conforme já havia planejado o nosso prefeito Ruiter Cunha. Temos uma lista de espera e estamos encaminhando ao Ministério. Ainda esta semana, teremos uma  nova listagem confirmada, completando as 1.000 vagas”, adiantou.

O curso de capacitação será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e o Governo Federal, e está orçado em R$ 1,6 milhão, incluindo contrapartida do município. O Projovem Trabalhador cumpre uma das metas do programa de governo do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira que é a efetivação do primeiro emprego.

Os cursos serão de qualificação profissional nas áreas de administração, telemática, turismo e hospitalidade, comunicação e marketing e social, bem como qualificação social nas áreas de inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção de qualidade de vida, noções de direito trabalhista, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, e estímulo e apoio à elevação da escolaridade.

Serão seis meses de cursos com um total de 350 horas/aula, sendo 250 de qualificação profissional e 100 horas de qualificação social. Durante o período, cada candidato receberá uma ajuda de custo de R$ 100,00 ao mês, desde que tenha participado de 75% das aulas.

Os selecionados integrarão 33 turmas com 35 alunos cada e o objetivo da Prefeitura é, até o final do ano, inserir 300 jovens com idade entre 18 e 29 anos, no mercado de trabalho normal, ou mesmo através de estágio, empreendedorismo ou associativismo.

No link abaixo, a relação dos jovens selecionados.

http://www.corumba.ms.gov.br/downloads/2AJOVEM.pdf

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional