Professores da REME encerram 1ª turma do curso Pró-Letramento

 Prefeitura de Corumbá

  

 Formação visa qualificar aprendizado dos alunos das séries iniciais

A Prefeitura de Corumbá encerrou nesta terça-feira, 07 de julho, a primeira turma do Pró-Letramento. O encerramento reuniu, no auditório do Espaço Educacional, os 100 professores e coordenadores pedagógicos que participaram da capacitação. O Pró-Letramento é um programa de formação continuada para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. A capacitação faz parte da política de qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino (REME) desenvolvida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

O secretário Executivo de Educação, Hélio de Lima, que acompanhou o encerramento das aulas da primeira, explicou que a iniciativa tem como objetivo garantir a melhoria do processo de alfabetização dos alunos e do raciocínio e do conhecimento matemático dos estudantes. Ele destacou que o programa integra as ações para qualificar o ensino oferecido nas escolas municipais, seguindo determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

O Pró-Letramento é realizado pelo MEC, em parceria com a Prefeitura e tem como metas oferecer suporte à ação pedagógica dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática; propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente; desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e seus processos de ensino e aprendizagem; contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada; desencadear ações de formação continuada em rede.

Na capacitação de Alfabetização/Linguagem foram abordados, por exemplo, temas relacionados às capacidades lingüísticas da alfabetização e a avaliação; uso da biblioteca escolar e das salas de leitura; o lúdico na sala de aula: projetos e jogos; livro didático em sala de aula: algumas reflexões e modos de falar e escrever. O curso de Matemática abordou questões referentes a números naturais; operações com números naturais; frações; grandezas e medidas.