Prefeitura participa da troca de comando de navios do 6º DN

 Prefeitura de Corumbá

  

 O Secretário Carlos Porto, representou o prefeito Ruiter Cunha

Os navios Piraim, Paraguassu e Parnaíba, todos da frota do 6º Distrito Naval, estão com novos comandantes. A solenidade aconteceu nesta manhã na Flotilha do 6º DN, em Ladário. O secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira no evento.

O capitão-tenente Fernando José Moraes Monteiro assumiu o cargo de comandante do Aviso de Transporte Fluvial Piraim. O navio foi o primeiro da Marinha do Brasil a receber tal nome, significando na língua tupi, “rio de peixes”. Foi assim denominado, a fim de homenagear, na região de maior atuação de Leverger, um dos braços no qual se bifurca o rio Cuiabá, logo abaixo de Barão de Melgaço, para formar a Ilha do Piraim com o outro braço, que continua a ser chamado de Cuiabá.

O capitão-de-corveta Fábio dos Santos Riera assumiu o comando do Navio de Transporte Fluvial Paraguassu. Construído na Holanda, por encomenda do Serviço de Navegação da Bacia do Prata, para servir como Navio-Transporte, com o nome inicial de “Guarapuava”, o navio chegou ao Brasil em 1952 e passou a fazer a linha Corumbá – Foz do Iguaçu. Em 1954 iniciou a linha Corumbá – Assunção, encerrando as viagens em 30/03/1970. Em fevereiro de 1972, pela quantia de Cr$ 55.000,00, foi adquirido pela Marinha do Brasil e foi classificado como Navio de 3ª Classe, do tipo “Transporte Fluvial” e recebeu o nome de Paraguassu.

No monitor Parnaíba, o capitão-de-corveta Mozart Junqueira Ribeiro assumiu o comando da embarcação. O Monitor Parnaíba – U-17 – é o quinto navio a ostentar este nome e foi construído no Arsenal de Marinha – situado na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro – em 1943. Seus planos foram traçados por engenheiros navais brasileiros e sua construção foi feita, também, por operários brasileiros. Ele foi incorporado ao 6º DN em 25 de maio de 1945.