Prefeitura investe na capacitação de funcionários da Saúde

 Prefeitura de Corumbá

  

 Capacitação foi realizada durante cinco meses

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde, pasta ligada a Secretaria de Ações Sociais, encerrou na noite de ontem a capacitação da primeira turma de Cuidadores de Idosos com Dependências. Cerimônia realizada na sede da Associação Médica marcou a entrega dos diplomas aos vinte e nove formandos do curso.

“Este foi um dos vários cursos que a Prefeitura, junto com a Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde, está oferecendo para os profissionais do setor. Seguindo determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, estamos capacitando nossos servidores e humanizando o atendimento oferecido a nossa população”, afirmou o secretário executivo de Saúde, Lauther da Silva Serra.

“Esta preparação também abre uma nova oportunidade de emprego para estes formandos. É mais uma opção para quem busca retornar ao mercado de trabalho”, disse o secretário de Ações Sociais, Lamartine de Figueiredo Costa, que representou o prefeito Ruiter no evento.

O curso foi ministrado por técnicos da Saúde em parceria com a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) Professor Ênio de Araújo Galvão. As aulas aconteceram duas vezes por semana e duraram 5 meses, totalizaram 160 horas/aula.

Neste período, os técnicos receberam aulas sobre o SUS; o Sistema Único de Assistência Social; Política Nacional de Assistência Social; condições de risco social para o idoso; direitos trabalhistas e previdenciários; redes de apoio familiar; doenças e agravos mais comuns em idosos; condições de risco ambiental e doméstico; aspectos econômicos, sociais e psicológicos do envelhecimento.

A diretora da Escola Técnica do SUS, Evelyn Cafure, e a coordenadora local do curso, Norma Lucy de Mello, também participaram da formatura.