Prefeitura intensifica ações do programa Corumbá Mais Verde

 Marcos Boaventura

  
Com caminhão pipa, plantio de mudas é intensificado na cidade

A Prefeitura Municipal está massificando as ações do programa Corumbá Mais Verde, para dotar a cidade de uma arborização adequada, minimização problemas como calor, ruídos, poluição atmosférica e rajadas de vento, além de proporcionar embelezamento das praças e vias públicas. Recentemente, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira autorizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Produção Rural, através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, a contratar empresa especializada especializada em paisagismo para atender o programa.

Para dar suporte a estas ações, a Secretaria Executiva conta hoje com um caminhão pipa, que está regando todas as mudas plantadas e em desenvolvimento, localizadas nas praças, jardins e vias urbanas. O trabalho é diário e, em média, o veículo realiza quatro viagens ao dia, cada uma com sete mil litros de água, atendendo a área urbana da cidade.

O caminhão foi apontado como de extrema importância para desenvolvimento do programa. Segundo a secretária executiva, Luciene Deová de Souza Assis, antes da aquisição, as mudas eram plantadas somente nos meses chuvosos. Agora, está sendo possível fazer o trabalho durante todo o ano.

“Além do aumento expressivo do número de árvores plantadas ao ano, com o caminhão, está ocorrendo um aumento significativo da viabilidade das mudas”, disse. Lembra também que, a partir dessa aquisição, a Prefeitura está desenvolvendo um trabalho paisagístico, com variedades de flores que irão colorir nossa cidade.

Luciene destaca que o programa Corumbá Mais Verde prevê plantio não só de mudas de árvores nativas, mas também de espécies ornamentais. Abrange três subprojetos: Palmeiras Imperiais, Mancha dos Flamboyants e Arborização Urbana. Todos estão em andamento, e foram reforçados com o Viveiro Municipal que está se tornando auto-suficiente na produção de mudas de árvores nativas e ornamentais.

A secretária lembra que, na arborização urbana, já foram feitos plantio de mais de 5.000 espécies de mudas de árvores, no centro e bairros da cidade. “Pretendemos chegar ao total de 10.000 até o final de 2009”, reforça, alegando que são espécies adaptadas a arborização local, em sua maioria nativas, o que minimiza riscos de acidentes, prejuízos econômicos a população entre outros provocados pela arborização urbana mal planejada.

Para o sucesso deste projeto a Secretaria conta com o Viveiro Municipal que recentemente adquiriu cerca de 19.000 mudas de espécies diversas, além daquelas que já são produzidas no próprio local.

“Para garantir um plantio ininterrupto é que adquirimos este caminhão pipa exclusivo para a rega das mudas, as quais receberão também proteção, através de grades feitas com madeira reutilizadas”, afirma.

O trabalho será reforçado também através dessa parceria com uma empresa especializada que será responsável pela arborização consciente e planejada no município, além de substituições e repovoamento de espaços públicos com mudas arbóreas, ajardinamento de praças, rotatórias, canteiros e demais áreas verdes urbanas.

Serão aplicados recursos da R$ 32.051,57 ao mês, perfazendo um total de R$ 384.618,83 por ano, como parte do programa Corumbá Mais Verde.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional