Prefeitura acompanha discussões sobre segurança aeroportuária

 Gilson de Carvalho

  
Assunto foi amplamente debatido em Corumbá

A Prefeitura Municipal integra a Comissão de Controle do Perigo Aviário de Corumbá formada com intuito de reduzir os índices de colisão entre pássaros e aviões no Aeroporto Internacional. O secretário Municipal de Gestão Governamental, Cássio Augusto da Costa Marques, participou da reunião promovida no final da semana passada para discutir o assunto. A secretária Executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová, também acompanhou as discussões.

Vinculada ao Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a Comissão de Controle do Perigo Aviário no Brasil (CCPAB), tem o objetivo de promover a adoção de normas que reduzam os riscos de colisões entre aeronaves e aves nos aeroportos e em sua faixa de segurança aeroportuária.

“Segurança aeroportuária é de extrema importância para conhecermos todos os riscos que temos no aeroporto aqui de Corumbá para desenvolver atividades que possam minimizá-los”, disse o secretário de Gestão Governamental. Cássio afirmou que a Prefeitura de Corumbá já realiza ações em conjunto com a Infraero e o Executivo Municipal está sempre pronto para colaborar.

“A Prefeitura tem essa responsabilidade como órgão público em zelar pela segurança dos habitantes. É um esforço conjunto, temos de ver o que é possível ser feito. Temos de conhecer as alternativas que temos, sem prejudicar o fluxo migratório das aves, que é processo natural, e ver uma alternativa viável. Discutir segurança é sempre responsabilidade da Prefeitura”, declarou o secretário.

Desde 1999 a Infraero realiza ações com a finalidade de promover a retirada definitiva das aves da espécie Phaetusa simplex (popularmente conhecidas como taiamã; gaivota ou trinta-réis), que usam o pátio do Aeroporto Internacional de Corumbá aeródromo como dormitório.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional