Palestra discute serviços de alta complexidade na Saúde

 Marcos Boaventura/PMC

  

 Secretário de Saúde do Ceará João Ananias, destacou funcionamento de serviços de alta complexidade em seu estado

Palestra do secretário de Estado de Saúde do Ceará, João Ananias Vasconcelos Neto, na manhã desta sexta-feira, 17 de julho, em Corumbá, discutiu Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e explicou o funcionamento do serviço de atendimento a Acidente Vascular Cerebral (AVC) implantando pelo governo cearense. O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) acompanhou a apresentação ao lado do secretário Executivo de Saúde Pública, Lauther da Silva Serra. 

Secretários de saúde dos municípios de Aquidauana; Bodoquena e Dois Irmãos do Buriti assistiram à palestra do médico sanitarista cearense. Outro objetivo do encontro é promover a união desses municípios lhes garantindo maiores condições de pleitear serviços do SUS para suas respectivas regiões.

Ruiter disse que a iniciativa vem ao encontro dos objetivos de sua administração, que é qualificar o serviço oferecido à população. O prefeito afirmou que sua gestão tem o compromisso com o reconhecimento e valorização dos profissionais da Saúde. Nas próximas semanas, ele encaminha um projeto de lei para a Câmara Municipal com ações que efetivamente vão valorizar a categoria.

De acordo com o secretário de Saúde do Ceará, João Ananias, o serviço de AVC é extremamente necessário e Corumbá reúne condições possíveis para sediar o complexo. “O serviço é uma forma de concentrar a atenção ao atendimento em um local de referência e propicia, no menor tempo possível, o acesso do paciente a esse serviço para garantir a redução das seqüelas”, afirmou.

“Em Corumbá é plenamente possível, principalmente pela distância acho que é fundamental garantir a descentralização dos serviços de alta complexidade. É fundamental que se desenvolva existindo serviços mais complexos que possam atender melhor a população e evitando as transferências, que são arriscadas”, avaliou o secretário cearense.

Na avaliação do secretário de Saúde de Corumbá, Lauther da Silva Serra, a troca de experiências proporcionada pela palestra auxilia nas ações de reestruturação do setor, desenvolvidas pelo Município, visando garantir que a população local tenha acesso aos serviços de alta complexidade.

“Estamos reestruturando a Secretaria, reforçando a atenção básica, reestruturando todos os postos de saúde e capacitando nosso pessoal para garantir o acesso da população aos serviços de alta complexidade como hemodinâmica; UTI neonatal; gestação de alto risco; serviço de AVC; centro de imagem com tomografia computadorizada e ressonância magnética”, disse.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional