Pacientes do CAPS ad participam de etapa do Circuito Funec

Três pacientes do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS ad) participam da quinta etapa do Circuito Funec de Corrida de Rua no próximo domingo, 26 de julho. A largada está marcada para as 08 horas no Ginásio Poliesportivo da Nob. A chegada é no mesmo local. O percurso é de 10 quilômetros para a categoria masculina e de 5 km no feminino.

Participando pela primeira vez de uma prova do Circuito Funec, a expectativa é que os pacientes disputem as quatro últimas etapas da competição. A preparação do grupo, para a corrida, foi feita pela professora de Educação Física do CAPS ad, Sheila Duarte de Amorim.

A participação na prova pedestre tem como objetivo primordial promover a reinserção social dos pacientes. Proporciona também o resgate da auto-estima e da auto-confiança, sentimentos reforçam o vínculo pessoal com o tratamento. Traz ainda benefícios físicos uma vez que trabalha a respiração e o relaxamento dos músculos. Promove ainda a liberação da adrenalina e endorfina.

O CAPS ad

O CAPS ad é um centro mantido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública. A unidade presta serviço ambulatorial e de atenção psicossocial. A procura pelo tratamento pode ser por livre e espontânea vontade, acompanhada por familiares ou determinação judicial. Oferece tratamento medicamentoso para co-morbidades e outras sequelas, em consequência ao uso abusivo de substâncias psicoativas e álcool.

Criado por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Centro também desenvolve atividades em oficinas terapêuticas, visando elevar a auto-estima e confiança do dependente químico. São promovidas oficinas terapêuticas, atendimento psicoterápico individual, atendimento clínico, atendimento medicamentoso, plantio de ervas medicinais e verduras; além de atendimento aos familiares – individual e grupo e atividades esportivas (ginástica, musculação, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa e natação).

A unidade fica na rua Cabral, 1208, entre a Sete de Setembro e Quinze de Novembro, e funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.