Gripe suína: Saúde implanta 0800 para atender população

 Arquivo

  
Situada na fronteira com a Bolívia, Corumbá implanta sistema para orientar população sobre a gripe suína.

A Prefeitura Municipal está disponibilizando o telefone 0800 647 2255 (ligação gratuita) para esclarecer dúvidas e orientar a população a respeito da gripe suína – Influenza A (H1N1). O atendimento está a cargo da Secretaria Executiva de Saúde Pública, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), escritório de Corumbá.

Foi o que informou na manhã de hoje, sexta-feira, a gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Viviane Ametlla. Segundo ela, o “disque saúde” passa a funcionar durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira. “Será mais voltado para esclarecer dúvidas da população, além de ser um elo de comunicação da nossa equipe com os fiscais da Anvisa”, disse.

O 0800 647 2255 foi um aliado importante da Prefeitura durante a fase crítica da dengue em Corumbá. Agora, será novamente utilizado para esclarecer dúvidas a respeito da gripe suína, agilizando inclusive atendimentos.

Casos suspeitos

Por outro lado, o setor de saúde pública da Prefeitura continua monitorando o caso suspeito de uma criança do sexo feminino que estava de passagem por Corumbá, com destino a São Paulo. Ela viajava em companhia dos pais, vieram de La Paz. Segundo Viviane, a menor esta se recuperando bem e tudo leva crer que não se trata da gripe suína. “Mesmo assim, estamos monitorando, aguardando o resultado do exame”, disse.

Este caso foi registrado na terça-feira e, ontem, equipe da Secretaria de Saúde atendeu uma ocorrência na Agesa, de um outro caso suspeito. Trata-se também de um cidadão boliviano que apresentou sintomas e foi encaminhando, de ambulância, para um hospital da Bolívia, localizado na região de fronteira. Os dois casos foram detectados por agentes da Secretaria Executiva de Saúde.