Experiências de Corumbá são apresentadas em Fórum Nacional

A Secretaria Executiva de Educação da Prefeitura de Corumbá vai apresentar dois relatos de experiências no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento em âmbito nacional, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), reunindo mais de 40 redes de educação ambiental e educadores ambientais do país. O evento acontecerá de 22 a 25 de julho no campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As duas experiências, conforme o secretário executivo Hélio de Lima, foram apresentadas e aceitas, através de propostas, no Fórum Nacional de Educação Ambiental. Ele confirmou que os trabalhos serão expostos em forma de pôster e, além disso, durante o evento, o município participará do Encontro Nacional de Salas Verdes e Coletivos Educadores.

A Prefeitura já desenvolve o projeto Sala Verde, através da secretaria de Educação, na Estação Experimental do Campo. Os trabalhos foram iniciados em 2006, com resultados considerados altamente positivos.

Hélio informou ainda que a Prefeitura vai participar de outros projetos institucionais, entre eles a Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e Coletivos Educadores em parceria com os Ministérios de Meio Ambiente e de Educação.

Fórum

O Fórum será realizado durante quatro dias e conforme o coordenador do evento, educador ambiental Declev Dib-Ferreira, terá a participação de mais de 4 mil pessoas. Serao cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, encontros paralelos, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e o lançamento do número 4 da Revista Brasileira de Educação Ambiental.

Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da REBEA e redes e coletivos parceiros, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações inovadoras, como o VI Fórum Virtual, espaço onde se organizarão Fóruns de Discussão, o Espaço Ecumênico e o Espaço Semente com atividades educativas para crianças.

Ocorrerão encontros importantes como o Encontro Comunitário de Educação Ambiental, organizado pela Federação de Associações de Moradores e a Associação de Favelas do RJ, o Encontro das Salas Verdes, o Encontro de Coletivos Educadores e o Encontro dos representantes da sociedade civil nos Colegiados do SISNAMA. O Fórum também conta com o apoio da ABRACO – Associação Brasileira de Rádios Comunitárias que transmitirá ao vivo do Fórum para cerca de 100 rádios comunitárias.

O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a ANAMMA, a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais, Rede da Juventude pelo Meio Ambiente, Rede de Justiça Ambiental, Rede Ecossocialista, Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA), Rede de Educomunicação Ambiental (REBECA), Fórum Brasileiro de Ongs e Movimentos Sociais, APEDEMA-RJ.

Integrantes dos Colegiados Ambientais do SISNAMA, das Comissões Organizadores Estaduais da Conferência Nacional de Meio Ambiente e Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente estarão organizando atividades e educadores ambientais de Angola e da América Latina estarão presentes.

O evento tem o apoio dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, das Secretarias Estaduais do Ambiente e da Educação, da UFRJ, UERJ, CFBio, BNDES, Itaipu Binacional, entre outros. (Com informações da Rede Brasileira de Educação Ambiental)

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional