Cultura recebe documentos para tombamento de arraial

A Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá iniciou hoje, 1º de julho, o período de coleta de documentos, junto à população, para acrescentar ao processo que visa o tombamento do Arraial do Banho de São João como Bem Cultural de Natureza Imaterial.

Até o dia 10, uma sexta-feira, a Fundação receberá documentos (antigos ou recentes); fotos e publicações sobre a festa para anexá-las ao projeto que solicita o registro do Banho de São João como Patrimônio Imaterial da Cultura de Mato Grosso do Sul.

A documentação pode ser doada ou emprestada. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3231-5757 ou 3231-9635.

O objetivo é fazer com que o Banho de São João seja a primeira manifestação popular do Mato Grosso do Sul beneficiada pela lei estadual de proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural, datada de  30 de maio de 2008.

Este ano, Corumbá deu mais um passo para conseguir o tombamento do Banho de São João. Além do cadastramento das famílias festeiras, que promovem a festa e descem ao rio Paraguai para banho do Santo, foi realizado um trabalho fotográfico que integrará o acervo do Arraial, importante para integrar o processo de tombamento.