Corumbá discute avanços do Sistema Único de Assistência Social

 Gilson de Carvalho/PMC

  

 Conferência elabora diretrizes para eventos estadual e nacional

Os quatro anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram o tema central a abertura da oitava Conferência Municipal de Assistência Social ocorrida na noite desta quarta-feira, 22 de julho, no anfiteatro do Colégio Salesiano de Santa Teresa. O encontro prossegue durante todo o dia de hoje.

Representando o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o secretário Municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa, destacou os avanços proporcionados pelo SUAS desde a sua implantação em 2005. “Vejo um período de conquistas esses quatro anos do SUAS, que passa pela garantia de direitos; ampliação da proteção; promoção social e valorização da cidadania”.

Lamartine enfatizou que a administração do prefeito Ruiter Cunha tem “compromisso com a questão social” e “desenvolve ações e programas voltados para garantia da promoção da cidadania” de famílias em condição de vulnerabilidade social. Para ele, a Conferência é a ferramenta que possibilita “discutir estratégias” que aproximem os usuários do Sistema das ações de políticas sociais.

Na avaliação da secretária Executiva de Assistência Social, Cristiane Sahib Guimarães, a Conferência Municipal é a oportunidade de “dar voz aos usuários do SUAS” e construir políticas para o setor, fazendo com que se sintam “cidadãos”. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Keila Regina Campos Ferreira, afirmou que o Sistema Único de Assistência Social trouxe “avanços para o país”, contudo, a expectativa é “ir além” do que já foi conquistado, com ações que garantam a  “eficácia e eficiência” do SUAS.

A Conferência, que tem como tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS”, prossegue nesta quinta-feira, dia 23, com a discussão sobre o regimento interno do Conselho Municipal; palestra sobre “O Protagonismo do Usuário da Assistência Social” e trabalho de grupo. Às 13h30 será feita a apresentação dos Relatórios dos grupos. Às 15h30, acontece plenária de debate e aprovação do Relatório Final. Em seguida será feita a eleição de delegados e avaliação e aprovação de Moções. O encerramento está previsto para 17h30.

Marcelo Fernandes – Subsecretaria de Comunicação Institucional