Corumbá assina pacto contra trabalho infantil na cidade

 Marcos Boaventura

  

 Secretário Lamartine representou o prefeito Ruiter Cunha no evento

A Caravana MS Contra o Trabalho Infantil – chamada de Caravana do PETI – chegou hoje, 07 de julho, a Corumbá. O grupo, formado por crianças e adolescentes de Aquidauana, entregou à Prefeitura de Corumbá o Cata-vento símbolo da erradicação do trabalho infantil e uma carta-aberta sobre os benefícios que o PETI trouxe às famílias dos beneficiados.

O documento e o símbolo foram entregues ao secretário Municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no evento. Também participaram da solenidade os secretários Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental|); Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Cristiane Sahib Guimarães (Assistência Social) e Carlos Porto (Relações Institucionais).

A Caravana consiste na realização de encontros municipais entre grupos de adolescentes de cidades limítrofes ou próximas, em audiências públicas com prefeitos para a assinatura de um termo de compromisso para erradicação do trabalho infantil. A iniciativa visa mostrar que as ações preventivas contra o trabalho infantil e afastamento imediato das crianças e adolescentes das atividades de exploração laboral passam por um envolvimento conjunto. A solução para o problema depende do governo e da sociedade.

350 crianças

A secretária Executiva de Assistência Social, Cristiane Guimarães, destacou que a Caravana tem o intuito de garantir às crianças e adolescentes “lazer; saúde e educação deixando-os viver livremente cada etapa da vida com qualidade”. Ela destacou que o PETI em Corumbá atende cerca de 350 crianças nas zonas urbana e rural.

O secretário Municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa, disse que os “direitos das crianças e adolescentes devem ser respeitados”. Ele enfatizou que o prefeito Ruiter Cunha tem como preocupação de governo “desenvolver ações e programas que permitam condições de vida digna aos jovens de Corumbá”.

A aluna Gleicyane da Silva Romão, 13, que cursa a sexta série da escola Gabriel Vandoni de Barros, leu uma carta sobre os benefícios que o PETI trouxe para a vida dela e de outros jovens. Um pacto contra o trabalho infantil foi assinado na solenidade.

O Cata-vento

Símbolo da erradicação do trabalho infantil, o Cata-vento representa o lado lúdico que se busca proteger para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Com cinco pontas, tem como cores oficiais (vermelho; laranja; verde; azul e amarelo) é usado em toda a campanha e percorre cada um dos municípios que aderirem à caravana. Corumbá recebeu o cata-vento de Aquidauana e o entregará para Ladário.