Conferência de Assistência Social acontece também em Ladário

 Gilson de Carvalho

  
Abertura foi ontem à noite e debates acontecem durante todo o dia

A exemplo de Corumbá, a Prefeitura de Ladário também está realizando durante o dia de hoje, quinta-feira, a sua Conferência Municipal de Assistência Social. As atividades foram abertas na noite de ontem, pelo prefeito José Antônio Assad e Faria (PT), em solenidade no Salão Paroquial do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. É a oitava edição e o tema em pauta foca “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.

A abertura teve a participação do secretário executivo Carlos Porto, de Relações Institucionais da Prefeitura de Corumbá, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), considerado por Assad como um “parceiro importante nessa trajetória social”, principalmente pelo trabalho desenvolvido na região, visando a construção de políticas públicas sociais.

Porto, durante a abertura, destacou a atuação do prefeito José Antônio, principalmente pelo fato de estar desenvolvendo um trabalho, no sentido de conscientizar a população sobre a necessidade dela ser “protagonista” para, junto com o Poder Público, “construir caminhos para combater os problemas sociais”, enfatizou.

O evento contou ainda com presença do secretário de Ações Sociais de Corumbá, Lamartine de Figueiredo Costa; do Juiz de Direito, Roberto Ferreira Filho; presidente da Câmara de Ladário, Osvalmir Nunes da Silva; bispo diocesano de Corumbá, dom Sejismundo Martinez Alvarez, além de outras autoridades.

Hoje, quinta-feira, a Conferência tem prosseguimento na Seleta Sociedade Caritativa Humanitária (SSCH) com a discussão de quatro eixos temáticos. “Protagonismo do usuário, o seu lugar político no SUAS: uma construção inadiável”; “Os Conselhos de Assistência Social e o SUAS: composição, dinâmica, caráter de representação e processo de escolha”; “Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS: controle social, participação popular e gestão interna”, e “O Trabalhador do SUAS e o Protagonismo dos Usuários: bases para uma atuação democrática e participativa”.

Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional