Cerimônia marca troca da Guarda da Fortaleza Naval no domingo

A Marinha do Brasil realizará, no último domingo de cada mês, durante o pôr do sol, a Cerimônia da Troca da Guarda da Fortaleza Naval do Ladário, em frente ao Pórtico Histórico, construído em 1873. Após a cerimônia militar, a população poderá prestigiar também uma atração cultural local. Neste domingo, a apresentação é da Oficina de Dança, mantida pela Prefeitura Municipal de Corumbá.

A Guarda Comandante Cunha Couto é formada por 40 Fuzileiros Navais fardados com o tradicional uniforme Garança, que empunhando seus fuzis, são os responsáveis pela segurança e defesa das Organizações Militares localizadas no interior da Fortaleza. A cerimônia resgata as tradições militares, demonstrando o papel das Forças Armadas para a manutenção da soberania nas fronteiras.

A Marinha do Brasil tem, com esta iniciativa, o objetivo de despertar em cada cidadão o patriotismo e o orgulho pela região oeste pantaneira. A primeira apresentação da Troca da Guarda ocorreu durante a cerimônia de comemoração do 144º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha. (Com informações do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil)