Cerimônia lembra 153 anos do Corpo de Bombeiros no Brasil

 Marcos Boaventura
  

 A solenidade aconteceu hoje no Aeroporto  Internacional de Corumbá

Solenidade na Seção Contra Incêndio do Aeroporto Internacional de Corumbá comemorou a passagem do Dia Nacional do Bombeiro, no início da noite desta quarta-feira, 02 de julho. A data lembra a instituição do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, em 1856, através de decreto do Imperador Dom Pedro II. O secretário Municipal de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa, representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira.

A cerimônia apresentou um relato histórico da atuação da corporação no Estado e em Corumbá, onde o 3º Grupamento de Bombeiros está completando 31 anos de atuação. Implantada em dezembro de 1978, a unidade corumbaense foi a terceira a ser criada em Mato Grosso do Sul.

Segundo o secretário Lamartine de Figueiredo Costa, cumpre a nobre missão de garantir “a salvaguarda da vida humana”. E o Executivo Municipal se orgulha de manter uma parceria com a instituição. O comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, Mário Aparecido Moreno Lopes, destacou o apoio a Prefeitura às ações da corporação.

A cerimônia contou ainda com exposição de equipamentos militares. No ano passado, o Corpo de Bombeiros de Corumbá registrou atendimento a 4.835 ocorrências. Ao longo de 2009 já foram mais de 2.400 ações de prevenção e socorro.

Também participaram da solenidade, o comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, general-de-brigada Roberto Jungthon; o bispo diocesano Dom Segismundo Martinez Alvarez; o superintendente da Infraero, Carlos Alberto Fonseca Rocha, e outras autoridades civis e militares.