Se Essa Rua Fosse Minha cria condições de cidadania, diz Ruiter

 Prefeitura de Corumbá

  

 Programa dá chance de inserção no mercado de trabalho, avaliou Ruiter

Ao dar início às ações do programa “Se Essa Rua Fosse Minha” em Albuquerque, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) destacou ao grande mérito da iniciativa, que teve início efetivo em 2007 e surgiu de suas discussões com a comunidade corumbaense em 2004, antes mesmo de ter sido eleito.

“Tem um significado muito importante, não só pela pavimentação e infraestrutura. Mas, principalmente, porque dá oportunidade para pessoas. Esse é o diferencial”, afirmou o chefe do Executivo Municipal aos moradores do Distrito que acompanharam a cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 02 de junho.

Ruiter enfatizou que o “Se Essa Rua” permite a “inclusão e inserção das pessoas” através da capacitação profissional garantindo que cada integrante do curso “torne-se cidadão de fato”. “O programa dá chance de inserção no mercado de trabalho. Esse é o ganho maior do ser humano”, afirmou o prefeito Ruiter Cunha.

Caráter abrangente

A partir deste ano, o projeto passa a ser coordenado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, pasta comandada pela primeira-dama Beatriz Cavassa de Oliveira. Participando da cerimônia desta terça-feira, Beatriz explicou que a partir desta quinta turma, a Prefeitura de Corumbá vai dar um novo perfil ao “Se Essa Rua Fosse Minha”.

O novo formato vai permitir a integração, de fato, os serviços de todas as secretarias do Executivo Municipal. “Vamos levar palestras educativas para as famílias dos participantes no programa. Também serão oferecidos trabalhos sociais; de saúde e meio ambiente para as comunidades envolvidas em cada capacitação”, esclareceu.

A idéia é criar atividades paralelas e alternativas de trabalho para dar caráter mais abrangente e criar condições de inclusão social de fato para essas famílias.