Ruiter diz que população deve reverenciar a Marinha do Brasil

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa nesta manhã da solenidade comemorativa aos 144 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A cerimônia acontece em frente ao Pórtico do 6º Distrito Naval de Ladário. Na segunda-feira, o prefeito prestigiou a sessão solene realizada na Câmara Municipal ladarense. Conforme ele, 11 de junho é uma “data muito significativa para a história militar do País, uma data importante para a Marinha, é um dia em que nós, moradores dessa região, devemos reverenciar essa instituição que tanto contribuiu e contribui para a formação do nosso povo”.

Confira abaixo a íntegra do discurso realizado naquela oportunidade.

“Estamos aqui reunidos para celebrar uma data muito significativa para a história militar do País, dedicada a relembrar a vitória na Batalha Naval do Riachuelo, o principal confronto da Guerra com o Paraguai. O dia 11 de junho é uma das datas magnas da Marinha do Brasil. E se é uma data importante para a Marinha, é um dia em que nós, moradores dessa região, devemos reverenciar essa instituição que tanto contribuiu e contribui para a formação do nosso povo.

Não é preciso ir aos livros de história para saber o quanto as forças militares são relevantes para a história de Corumbá e de Ladário. Um passeio pelas cidades revela isso logo, afinal a região foi colonizada graças à preocupação que os governos tinham em defender a soberania brasileira nesse pedaço do país.

A Batalha do Riachuelo, que está fazendo 144 anos, é um exemplo disso. Foi uma batalha travada longe daqui, em águas argentinas, mas a vitória brasileira significou a liberação para a navegação do rio Paraguai, o nosso rio, que nos alimenta de vida e sempre foi tão importante para a nossa economia e o meio ambiente.

A Marinha está presente em Corumbá e Ladário antes até dessa época, e de lá para cá, essa convivência só se consolidou e se fortaleceu. Temos muito a agradecer, inclusive pela influência que nos fez gostar tanto de músicas e de festas, que se incorporaram a nossa tradição. Esse é um diferencial de nosso povo, forjado nessa mistura de culturas para a qual a presença dos marinheiros desbravadores da região foi decisiva.

Durante esta semana de comemorações pela Batalha do Riachuelo, a população poderá ver de forma muito clara o quanto a Marinha está presente em nosso desenvolvimento. Ela tem sido uma parceira, seja com ações em prol da segurança e do meio ambiente pantaneiro, seja com realização de cunho social.

Somos muito gratos, por exemplo, ao apoio para a ação Prefeito Presente nas regiões ribeirinhas, uma iniciativa ousada, que só foi possível graças a possibilidade de utilizar um navio do 6º Distrito Naval e ainda contar com pessoal da Corporação. Neste período de festa, estamos recebendo o atendimento médico-odontológico dos profissionais da Marinha, na cidade e para os moradores da beira do rio, agora no navio Tenente Maximiano, incorporado este ano ao 6º Distrito Naval. Iniciativas desse porte fazem essa data ainda mais significativa.

Estamos aqui para homenagear uma força amiga. Amiga dos brasileiros, amiga dos pantaneiros. Hoje, temos a alegria de constatar que, em tempos de paz, os nossos esforços podem ser destinados ao exercício da convivência harmoniosa com os outros povos e à construção de uma sociedade mais fraterna, mais justa e mais solidária.

É com satisfação que digo que a Marinha é nossa parceira nesse bom combate. É com confiança em mais frutos positivos que digo que vamos continuar trabalhando juntos – e vencendo juntos – as novas batalhas que virão.

Parabéns. Que Deus ilumine a todos.”