Retomada: Ruiter prega convivência pacífica entre os povos

 Prefeitura de Corumbá

  
Solenidade em homenagem à Retomada aconteceu de manhã na praça

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) afirmou na manhã de hoje, sábado, que a guerra contra o Paraguai está apenas na lembrança, mas que existem desafios a serem enfrentados, e um deles é a “convivência pacífica com os outros povos”. A declaração foi feita durante solenidade na Praça da Independência, ao lado do monumento em homenagem a Antônio Maria Coelho, herói brasileiro que, 142 anos atrás, comandou a Retomada de Corumbá, que estava em poder dos paraguaios.

O ato marcou mais um aniversário da Retomada, episódio considerado pelo prefeito como relevante, mas que, felizmente, está apenas na lembrança do povo brasileiro, em especial do corumbaense. Destacou que é preciso “homens e mulheres com vontade de fazer”, para vencer os desafios, em especial, conviver pacificamente com outros povos “seja com os bolivianos que estão bem do nosso lado, seja com os paraguaios, mais distantes, mas nem por isso menos importante para a realidade cultural e econômica regional”.

O show que Perla Paraguaia fez ontem à noite em Corumbá, durante a Seresta dos Namorados, conforme o prefeito, é um sinal da perfeita harmonia, convivência entre brasileiros e paraguaios nos dias atuais. Citou também o Festival América do Sul, que “reúne em nossa cidade, representantes dos outros países sul-americanos, alimentando a convivência e troca de experiências”, completando que isto representa o “sonho da integração cultural e econômica do nosso continente”.

Ruiter lembrou os soldados que lutaram a Guerra do Paraguai, deixaram lições importantes, que “podem nos ensinar muito a enfrentar as batalhas do cotidiano”. E entre estes desafios, estão também uma educação melhor, saúde que atenda a todos, uma cidade mais bonita e com mais qualidade de vida.

“Para isso, o apoio e a participação da população são essenciais”, cobrou o prefeito, lembrando que foi pensando em um futuro melhor que, este ano, foi retomada a Ação Prefeito Presente, que já atendeu duas regiões da cidade, onde a comunidade pode opinar, o que é fundamental “para definir as prioridades de nossa administração”.

Concluindo, o prefeito destacou que é dessa forma, com a união de todos, que ele quer governar Corumbá durante esta sua segunda gestão, “unidos em prol do melhor caminho para nossa cidade, uma terra cuja história repleta de heróis e batalhadores, só nos incentiva a ir pra frente”. Segundo ele, juntos, é possível “enfrentar e superar os novos desafios”.