Missa reforça importância do banho de São João para cultura

 Marcos Boaventura

  

 Banho de São João reflete religiosidade dos corumbaenses

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participou da missa em homenagem a São João, celebrada na noite desta terça-feira, 23 de junho, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. Ruiter estava acompanhado pela primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira, e pelo deputado estadual Paulo Duarte (PT).

Ao final da celebração, presidida pelo padre Celso Ricardo da Silva, o prefeito destacou a valorização da cultura local com a realização do tradicional Banho de São João nas águas do rio Paraguai. “A festa de São João é para nós corumbaenses um marco da nossa cultura e nossa história”, declarou o chefe do Executivo Municipal, num breve discurso.

Ruiter afirmou que acreditando nessa tradição, a Prefeitura trabalha para garantir à festa a declaração de Patrimônio Imaterial. Para isso desenvolve um projeto junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O prefeito disse também, que a Prefeitura trabalha visando o crescimento econômico do município aliado ao desenvolvimento sustentável, que proporcione a melhoria da qualidade de vida da população.

Na Homilia, o padre Celso Ricardo destacou a beleza da festa de São João e a importância que o evento tem para a população corumbaense. “O povo demonstra sua religiosidade e carinho com o Santo. Percebi que há toda uma tradição em volta disso”, disse lembrando as impressões recolhidas ao ser jurado do Concurso de Andores.

O religioso enfatizou que a Prefeitura “não deixa morrer a tradição”, que a cada ano aproxima a população da religião e promove a “boa convivência; alegria; harmonia e fraternidade”.

Por fim, o pároco da Igreja Matriz adiantou que a Capela de São João, que será inaugurada ao final da tarde de hoje, vai ficar sobre a responsabilidade da Matriz e deve ter a primeira missa celebrada na próxima semana.