Juventude: gestão de Corumbá serve de modelo para Dourados

 Arquivo PMC

  
Em Corumbá, Ruiter adota políticas públicas voltadas para a juventude e gestão já é exemplo para outras cidades sul-mato-grossenses

A cidade de Dourados vai adotar a mesma metodologia de trabalho aplicada em Corumbá para implementação do Núcleo da Juventude, ligada à Secretaria de Assistência Social da prefeitura douradense. Para tanto, neste final de semana, o gerente de Ações para a Juventude, Márcio Cavasana, faz uma visita a Dourados, para reuniões com integrantes da coordenadoria do Núcleo de Políticas para Juventude, além de proferir palestras a jovens estudantes, visando a formação de Grêmios Estudantis.

Cavasana vai a Dourados a convite da coordenadora do Núcleo, Talita Rolim da Silva, e do diretor do Departamento dos Direitos Humanos da pasta de Políticas Sociais e Comunitárias, Anísio de Souza dos Santos. Os dois, em maio, encaminharam ofício ao prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, fazendo o convite ao gerente e aproveitaram para cumprimentar o chefe do executivo corumbaense “pela experiência e sucesso que vem alcançando no município de Corumbá com as ações na área de juventude”.

Além de reuniões internas com o núcleo, Cavasana será palestrante da Capacitação de Conselheiros de Juventude e Líderes de sala das escolas públicas e privadas de Dourados. O evento acontece hoje, dia 12, e amanhã, 13, no Polém Padre Manoel Farinha e a abertura será nesta sexta-feira, às 19h.

Dourados não é a primeira cidade a ter Corumbá como exemplo na implantação de políticas públicas voltadas para a juventude. Antes, Aquidauana e Paranhos já haviam seguido o mesmo modelo de gestão implantado pelo prefeito Ruiter Cunha que, em março de 2007, implantou na estrutura administrativa, a Gerência de Ações para a Juventude, pasta ligada à Secretaria de Promoção da Cidadania.

Em Aquidauana, a criação da pasta e a nomeação do coordenador, Eliackin Oliveira, foi acompanhada por Márcio Cavasana, atendendo convite da própria Prefeitura de Aquidauana. O prefeito Fauzi Suleiman, na época, encaminhou ofício ao prefeito corumbaense, agradecendo o apoio recebido na estruturação de uma pasta importante para desenvolvimento de políticas públicas voltadas aos jovens aquidauanenses.

Eliackin informou na época que a gestão de Corumbá abriu espaço para Aquidauana implantar a sua coordenadoria da juventude, inclusive fornecendo subsídios para estruturação da equipe e criando meios para elaboração do plano de trabalho, “que tem que ser de forma democrática e participativa”. No entender de Eliackin, a “administração do prefeito Ruiter trabalha muito em prol da juventude” e que são exemplos como este que devem ser seguidos, o que acontece agora, com Dourados.