Corumbá quer vacinar 10,1 mil crianças contra paralisia infantil

 Prefeitura de Corumbá

  
Vacina continuará disponível nos centros de saúde de Corumbá

Hoje é o Dia D da primeira etapa da Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil. Em Corumbá, vinte postos estão disponibilizado a vacina desde às 8 horas da manhã. A meta da Secretaria Executiva de Saúde Pública é imunizar 10.194 crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite, doença erradicada no Brasil há mais de 18 anos. “As gotinhas estão disponíveis na rede pública desde o início do mês, mas o maior movimento acontece hoje”, explicou o médico Lauther Serra, secretário executivo de Saúde.

Serra lembrou que a campanha é de extrema importância, principalmente para evitar que a paralisia infantil volte atingir as crianças do país. “Vale lembrar que está é só a primeira etapa. A segunda, também obrigatória a todas as crianças de 0 a 5 anos, mesmo as que receberam a dose hoje, acontece em agosto”, disse. A abertura oficial na cidade aconteceu no Posto de Saúde Dom Bosco e contou com a presença do Zé Gotinha, que fez a alegria da criançada distribuindo máscaras da gotinha e, para os pais, panfletos explicativos sobre a dose e outras vacinas. Até às 17 horas, ele percorre todos os postos de vacinação.

A pequena Amanda, de apenas 8 meses, recebeu a dose pela segunda vez. “Não deixo ela perder uma campanha. A saúde da minha filha é minha maior preocupação”, disse Vilma Calicho, 18 anos, mãe do bebê. Outra moradora do bairro Dom Bosco, Ângela da Silva Marilha levou as duas filhas e um sobrinho até o posto do bairro.

Foi bem tranquilo. Todos tomaram a gotinha sem nenhum problema”, disse a mãe. Ela foi orientada pela equipe da Secretaria Executiva de Saúde a retornar ao posto daqui a 15 dias com seu bebê, de 2 meses, para que a pequena receba as vacinas tetravalente e rotavirus.

A vacina pode ser encontrada até às 17 horas nas Unidades Básicas de Saúde da Família São Bartolomeu, na rua Pernambuco, no João de Deus; Enio Cunha, na alameda Tamengo, bairro da Cervejaria; Popular Velha, na rua Teodomiro Serra, Popular Velha; Fernando Moutinho, na rua Rio Grande do Sul, bairro Cristo Redentor; Breno de Medeiros, na rua Ciríaco de Toledo, Popular Nova; Paulo Maissato, na rua Ciríaco de Toledo, Nova Corumbá; Kadwéus, na rua Ciríaco de Toledo, no Kadwéus; Gastão de Oliveira, na rua Nossa Senhora da Conceição, no Maria Leite; Dom Bosco, rua Dom Aquino, bairro Dom Bosco; Aeroporto, na rua Alan Kardec, no Aeroporto; Centro de Saúde da Ladeira Cunha e Cruz, no centro da cidade.

Vão funcionar ainda as Unidades Básicas de Saúde Luis Fragelli, na rua Eugênio Cunha, bairro Universitário, e Humberto Pereira, na rua Luiz Feitosa Rodrigues, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Outros postos serão o Centro de Saúde da Mulher, na 15 de Novembro, centro; Centro Integrado de Saúde, no antigo mercado municipal, centro; Escola Fernando de Barros, Extensão do Vitória Régia; Escola Estadual Maria Leite, na rua Porto Carrero, Vila Noroeste; Escola Almirante Tamandaré, no Guatós; Centro de Convivência dos Idosos, no Jardim dos Estados, além de uma unidade volante para atender hospitais e outros locais da cidade.