Corumbá e Ladário terão gestão ambiental compartilhada

 Prefeitura de Corumbá

  
Ruiter e José Antônio: parceria para preservação ambiental

A Prefeitura de Corumbá dará total assistência técnica e material humano para a estruturação do sistema de gestão ambiental na cidade de Ladário. Os dois municípios desejam desenvolver ações compartilhadas de preservação ambiental e, ontem, na abertura da Semana do Meio Ambiente, foi assinado um protocolo de intenções pelos prefeitos Ruiter Cunha de Oliveira e José Antônio Assad e Faria, ambos do PT, dando prosseguimento a uma parceria estabelecida em 1º de janeiro, quando Assad foi empossado como chefe do executivo ladarense.

Ruiter explicou que o protocolo firmado na noite desta segunda-feira, é mais um marco na execução de políticas públicas voltadas p-ara o desenvolvimento harmônico das duas cidades que ocupam a maior parte do Pantanal sulmatogrossense. “Temos que desenvolver ações próximas, em parceria com Ladário, buscando soluções para problemas comuns às duas cidades. As ações devem ser conjuntas, com menor recursos, alcançando maiores resultados”, disse o prefeito corumbaense.

José Antônio comemorou a continuidade dessa parceria com Corumbá. Disse que a gestão compartilhada é “um passo adiante, na busca de solução de problemas comuns às duas cidades”. Segundo ele, como o ambiente é o mesmo, nada mais “natural do que desenvolver um trabalho em conjunto, o que já deveria estar ocorrendo há muito tempo”.

Assad explicou que a legislação de Corumbá é mais avançada e que é preciso “utilizar todo este conhecimento na gestão ambiental de Ladário”. Segundo ele, a assinatura do protocolo pode ser considerado “um novo caminho, uma nova visão, uma visão de futuro, de responsabilidade social e de integração. É início de uma caminhada”, comentou.

A proposta dessa união é desenvolver uma política ambiental mutuamente vantajosa para os dois municípios, favorecendo o desenvolvimento sustentável, visando a melhoria gradativa da qualidade de vida da população pantaneira.

Pelo protocolo, a Secretaria Executiva do Meio Ambiente de Corumbá prestará colaboração técnica à equipe da Prefeitura de Ladário, para criação e regulamentação da Gestão Ambiental, com o objetivo de criar e manter programas de gestão ambiental relacionada ao uso dos recursos naturais; controle dos impactos ambientais gerados pela ocupação urbana; sistemas de Unidades de Conservação; áreas verdes e arborização urbana; licenciamento ambiental e fiscalização; gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos e Educação Ambiental.

Avanço

Para a secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová de Souza Assis, o ato marca uma nova era na questão ambiental das duas cidades pantaneiras. “Trata-se de um avanço para a região. Quem ganha é a própria população, principalmente em termos de melhoria da qualidade de vida”, destacou.

Luciene explicou que nunca houve uma parceria neste sentido entre as duas cidades, No seu entender, nada melhor que iniciar a Semana do Meio Ambiente “comemorando este avanço”, bem como a integração que está ocorrendo entre os poderes executivos, legislativo e judiciário, com uma grande participação da sociedade, através dos mais diferentes segmentos, o que está possibilitando desenvolvimento de ações, “para discutir assuntos voltados para a preservação do nosso Pantanal”, concluiu.