Conferência Intermunicipal de Educação começa amanhã

Aproximadamente 400 pessoas devem participar da Conferência Intermunicipal de Educação, que vai reunir as cidades de Corumbá e Ladário nos dias 04 e 05 de junho, no auditório Salomão Baruki. O evento visa consolidar políticas públicas que garantam a qualificação do ensino.

O evento será responsável pela elaboração de um documento de referência – com as definições da região de Corumbá e Ladário – que será encaminhado à Conferência Estadual, prevista para novembro, que vai discutir os tratados e organizar um relatório geral para ser debatido na Conferência Nacional de Educação (Conae).

A abertura da Conferência Intermunicipal está prevista para as 19 horas da quinta-feira, dia 04, com a palestra “Financiamento da Educação”, feita pelo professor Amarildo do Prado. Na sexta-feira, dia 05, a Conferência será das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. A palestra será sobre “Sistema Articulado de Educação”, com a professora Maria de Fátima Aparecida da Silva.

Segundo a coordenadora em Corumbá da Conferência Intermunicipal, Adelma Maria Pinto Galeano, o município realizou mini-conferências envolvendo todas as modalidades de ensino e todos os segmentos, que estudaram os seis eixos da Conae, que também serão debatidos nos dois dias do evento corumbaense.

Os seis eixos temáticos são: Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos profissionais da educação; Financiamento da educação e controle social e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.