Concurso de Andores é atração na primeira noite da festa

O Arraial do Banho de São João será aberto hoje, dia 20, em Corumbá. Uma das atrações da noite, na estrutura montada no Porto Geral, será a quarta edição do Concurso de Andores que, este ano, conta com 13 participantes, entre eles, o de Alfredo Ferraz, campeão das três edições anteriores.

O concurso, realizado pela Prefeitura Municipal, está marcado para às 20h30. Não tem sentido de competitividade, mas sim o de motivar os festeiros na preparação do Arraial, além de ser é uma oportunidade para conhecer o trabalho artesanal dos festeiros e entender o significado da festa para eles.

Representa também o resgate uma tradição secular mantida pelas casas de rezas, cujo ritual inclui novena e a descida do andor para banhar a imagem do santo nas águas do rio Paraguai.

No concurso, uma comissão julgadora composta por cinco pessoas – ligadas ao segmento de arte e cultura – escolhe o melhor andor, analisando os quesitos: criatividade, adereço e histórico. Cada item julgado receberá nota que varia de 5 a 10.

Os andores serão apresentados à comissão julgadora e ao público num desfile simulando o cortejo para o banho do santo. Após a apresentação, cada festeiro terá três minutos para contar a história de sua festa e devoção ao santo que batizou Jesus Cristo nas águas do rio Jordão.

Programação

Além do Concurso de Andores, a programação prevê para esta noite no Porto Geral, a abertura da Feira Gastronômica e Artesanato às 19h; Pau de Sebo, abertura da Tenda Mística e Quadrilha da Melhor Idade – Centro Conviver, todos às 20h. Às 23h30, show com Marinho Azevedo e em seguida, com Banda Destak.

Já no domingo, dia 21, às 19h, abertura da Feira Gastronômica e Artesanato; às 20h, Pau de Sebo e abertura da Tenda Mística; às 20h30, Concurso de Quadrilhas Junina, e a partir das 23h30, shows musicais com Os Tradicionais e Nação Latina.

Na segunda-feira, às 19h abertura da Feira Gastronômica e Artesanato; às 20h, Pau de Sebo e abertura da Tenda Mística; às 20h30, Concurso de Miss Caipira, e a partir das 23h30, shows com Marcos e Misael e com o Grupo Estação do Forro e Bernardo Paredes.

Na terça-feira, 23, dia do Banho de São João, a programação será aberta às 19h com a Feira Gastronômica e Artesanato, e no mesmo horário, missa em homenagem a São João na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelaria.

Às 19h30, Quadrilha da Melhor Idade; às 20h, Pau de Sebo, apresentação da Oficina de Dança e abertura da Tenda Mística; às 22h30, descida do Andor Oficial da Prefeitura e instalação do Mastro com Cururueiros e a Dança do Siriri.

Às 23h, queima da fogueira; às 23h30, Quadrilha Oficial (Vai quem Quer); à meia noite, show pirotécnico, e aos 30 minutos do dia 24, show com a Banda Barra da Saia.

A descida dos andores para banho do Santo no Paraguai, começa logo ao escurecer do dia 23 de junho.

O Arraial será encerrado dia 24 com inauguração da Capela de São João, na Ladeira Cunha e Cruz, às 17h; às 19h, abertura da Feira Gastronômica e Artesanato, Pau de Sebo e show com a Banda Manoel Florêncio; às 20h, abertura da Tenda Mística e final do Concurso de Quadrilha Juninas, e às 21h30, show com a dupla Nataly e Nando.

São Pedro

A Festa de São Pedro, santo padroeiro dos pescadores, também está com sua programação confirmada. Será dia 29, uma segunda-feira, na Igreja de São Pedro, bairro da Cervejaria. A abertura será às 12h com um almoço com peixe frito. A procissão Fluvial de São Pedro pelo rio Paraguai será às 15h. À noite, a partir das 19h, missa em homenagem a santo com quermesse, e às 20h, show com a Banda Destak.