Cidade terá arborização e paisagismo consciente e planejado

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) autorizou a contratação de uma empresa especializada em arborização ed paisagismo para atender a região urbana de Corumbá. O ato foi assinado na noite de ontem, segunda-feira, durante a abertura da Semana do Meio Ambiente que será comemorada até sábado, simultaneamente em Corumbá e Ladário, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

A empresa será responsável pela arborização consciente e planejada no município, além de substituições e repovoamento de espaços públicos com mudas arbóreas, ajardinamento de praças, rotatórias, canteiros e demais áreas verdes urbanas.

Serão aplicados recursos da R$ 32.051,57 ao mês, perfazendo um total de R$ 384.618,83 por ano. Os investimentos fazem parte do programa “Corumbá mais verde”, lançado pelo prefeito Ruiter durante a sua primeira gestão. Para dar maior suporte, a Prefeitura, anteriormente, já havia adquirido um caminhão pipa exclusivo para a rega das mudas, que também receberão a proteção de grades feitas com madeira reutilizadas.

Ao justificar a decisão, o prefeito levou em consideração de que a árvore promove benefícios como estabilidade microclimática, melhora a qualidade do ar, redução de ruídos, valorização da paisagem, serve de refúgio indispensável à fauna, bem como constituem valores culturais da memória histórica da cidade.

Viveiro

A secretária executiva de Meio Ambiente, Luciene Deová de Souza Assis, informou que a contratação dessa empresa especializada, vai dar suporte ao trabalho já desenvolvido pela Prefeitura. Ele argumenta que a cidade já foi atendida com um total de cinco mil mudas plantadas e, até o final do ao, acontecerá o plantio de outras cinco mil.

“Hoje, temos um viveiro municipal em pleno funcionamento, produzindo mudas das mais variadas espécies nativas. Além disso, enquanto não estão em condições de plantio, foram adquiridas outras 19 mil mudas, para atender a demanda”, comentou.