CAPS ad participa de palestras dos 74 anos do AA

O Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS ad) participa, em Corumbá, das ações que celebram os 74 anos de existência do Alcoólicos Anônimos (AA). A terapeuta ocupacional da unidade e responsável pelo grupo do álcool, Liliane Pinho de Almeida, integra a rodada de palestras que acontece esta noite.

Nas palestras, no anfiteatro do Colégio Salesiano de Santa Teresa, pelo menos seis especialistas apresentarão os problemas causados pelo álcool e discutirão as formas de tratamento à doença. O evento tem início previsto para as 20 horas.

O tratamento especializado oferecido pela Prefeitura na sede do CAPS ad segue três fases distintas. Na primeira delas acontece o acolhimento, que é o momento em que o paciente – ou familiar – procura pelo serviço, recebe atenção e esclarecimento sobre a dependência, tratamento e funcionamento da unidade.

A segunda etapa é a de entrevista e avaliação. O usuário é avaliado pela equipe multidisciplinar para verificar qual o tratamento adequado para o seu caso. Finalmente a terceira fase traz o tratamento propriamente dito, que é composto por acompanhamento psicológico, medicamentoso, oficinas terapêuticas, atividades físicas e atendimento aos familiares.

Liliane informou que atualmente CAPS ad tem 104 pacientes no grupo do álcool. As reuniões do grupo do álcool acontecem semanalmente – todas as quartas-feiras, a partir da 8h30. Na última semana do mês o encontro é na sede do Alcoólicos Anônimos, da rua Quinze de Novembro. 

Oficinas terapêuticas

O CAPS ad é um centro mantido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública. A unidade presta serviço ambulatorial e de atenção psicossocial. A procura pelo tratamento pode ser por livre e espontânea vontade, acompanhada por familiares ou determinação judicial. Oferece tratamento medicamentoso para co-morbidades e outras sequelas, em consequência ao uso abusivo de substâncias psicoativas e álcool.

Criado por determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), o Centro também desenvolve atividades em oficinas terapêuticas, visando elevar a auto-estima e confiança do dependente químico. São promovidas oficinas terapêuticas, atendimento psicoterápico individual, atendimento clínico, atendimento medicamentoso, plantio de ervas medicinais e verduras; além de atendimento aos familiares – individual e grupo e atividades esportivas (ginástica, musculação, futebol de campo, vôlei, tênis de mesa e natação).

A unidade fica na rua Cabral, 1208, entre a Sete de Setembro e Quinze de Novembro, e funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.