Caminhada e ações educativas marcam Dia Mundial Sem Tabaco

 Prefeitura de Corumbá

  

 Atividades aconteceram no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer “Nação Guató” 

Caminhada seguida de apresentações artísticas e culturais lembraram a passagem do Dia Mundial Sem Tabaco neste sábado, 30 de maio, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. Comemorada em 31 de maio, a data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987, tendo como objetivos conscientizar a população quanto aos graves problemas de saúde causados pelo tabaco e estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo.

A atividade foi organizada conjuntamente entre as secretarias executivas de Educação, Saúde e a Funec (Fundação de Esporte Cultura e Lazer). Depois da caminhada, que percorreu algumas ruas do bairro Centro América, os participantes assitiram as apresentações da Banda Comunitária do Cristo Redentor e do grupo de pagode 100% Saúde, formado por agentes comunitários de saúde e do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). No Centro Popular ainda foi possível fazer a aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação contra hepatite, febre amarela, tétano e rubéola.

Integrantes dos programas “Nossa Gente Saudável” e “Corumbá Saudável” – que oferece gratuitamente ginástica e hidroginástica para os moradores do Maria Leite, Popular Velha, Centro América, Nova Corumbá e Guanã – não se intimidaram com o frio e acompanharam toda a programação.

Nesta segunda-feira, 1 de junho, outra caminhada acontece nas ruas do Centro da cidade. A atividade é organizada pela Secretaria Executiva de Saúde em parceria com a Escola Adventista. Durante a atividade, será realizada a campanha “Troque a nicotina por uma vitamina”, que oferece frutas em troca de maços de cigarro e distribiu folders sobre os malefícios do cigarro.  A programação começa às 14 horas na rua Frei Mariano, esquina com a Colombo.

Em Corumbá, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério da Saúde, desenvolve o Programa Municipal de Prevenção Primária ao Cancer e Tabagismo. O tratamento oferece aos pacientes duas sessões de grupo por semana. Após se cadastrarem os pacientes são submetidos a testes para detecção do nível de dependência ao tabaco e por análises clínicas.

As reuniões acontecem no Ambulatório Municipal, das 18h às 20 horas. A entrada é pelo Pronto Socorro. O modelo aplicado nomunicípio segue os padrões do Instituto Nacional de Câncer (INCA).