Arraial do Banho de São João começa hoje em Corumbá

 Arquivo PMC

  
Ponto alto é dia 23 com lavagem do Santo nas águas do Paraguai

Uma das mais tradicionais festas populares de Corumbá, o Arraial do Banho de São João, será aberta neste sábado, na estrutura montada no Porto Geral, ás margens do Rio Paraguai. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, proporciona momentos ímpares de expressão e manifestação da cultura popular, de sociabilidade, integrando diversas tradições, nas quais as camadas populares se envolvem com intensidade.

Serão cinco noites de muita movimentação com direito a descida de 105 andores na noite de 23 de junho, para o banho de São João nas águas do Rio Paraguai. Estão programados também oito shows musicaiso, com destaque para a banda Barra da Saia, que se apresenta na noite de terça-feira.

Para este sábado, as atrações ficam por conta de Marinho Azevedo e a Banda Destak. Os shows começam às 23h30. Já amanhã, domingo, show com Os Tradicionais e Nação Latina, a partir das 23h30. Na segunda-feira, dia 22, no mesmo horário, será a vez de Marcos e Misael e um segundo show com o Grupo Estação do Forro e Bernardo Paredes.

Na passagem de 23 para o dia 24, a atração fica por conta da banda Barra da Saia. No dia 24, a partir das 21h30, shows com a dupla Nataly e Nando. A programação prevê ainda para o dia 29, São Pedro, show com a Banda Destak na estrutura montada na Igreja São Pedro, bairro Cervejaria, a partir das 20h.

Recorde

A festa promete ser uma das melhores dos últimos anos. Pelo menos 105 famílias de festeiros deverão participar da descida dos Andores pela Ladeira Cunha e Cruz, rumo à prainha do Porto Geral, para o banho do Santo nas águas do rio Paraguai, na noite de 23 de junho. Este ano, tudo será documentado para integrar processo que a Prefeitura está elaborando, no sentido de conseguir o registro de Bem Cultural de Natureza Imaterial de Mato Grosso do Sul.

O número de festeiros foi confirmado durante reunião no Instituto Luis de Albuquerque, sede da Superintendência de Cultura, comandada pela superintendente Heloisa Helena da Costa Urt e pela presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá, Ligia Maria Baruki e Melo.

Segundo Ligia, são 70 festeiros antigos cadastrados pela Superintendência de Cultura, e 35 novatos que farão a festa pela primeira vez. “Isto mostra a credibilidade do prefeito Ruiter Cunha. Houve um crescimento substancial no número de festeiros, o que dará maior brilho a nossa festa”, comentou.

Os 70 festeiros antigos receberão uma ajuda de custo da Prefeitura para confeccionar os andores. Já os outros 35, novatos, passarão a contar com este apoio após dois anos participando das festividades.

A superintendente de Cultura, Heloisa Helena, lembrou que o crescimento da festa foi em todos os sentidos. No ano passado, 47 festeiros participaram do Arraial, descendo a Ladeira para banho do Santo. Este ano serão 104. “Houve aumento também no número de participantes do Concurso de Andores. No ano passado tivemos 7 e agora, teremos 13. Tudo isto vai dar maior brilho à nossa festa”, comentou.