Saúde alerta população para eliminar focos da dengue

A população deve se precaver e eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, virando recipientes que por ventura estejam com água. O alerta é da Secretaria Executiva de Saúde Pública e se deve principalmente às chuvas da manhã de hoje na região de Corumbá.

“Ficamos um longo período sem chuva e, durante este tempo, foi feito num trabalho de eliminação de focos, para conter avanço da dengue. Hoje, a situação está melhorando. Houve uma queda no número de notificações. Mesmo assim, ainda continua alto e, com a chuva dessa manhã, pode haver aumento dos focos. Por isso é importante eliminar a água acumulada em recipientes, manter os quintais limpos, para evitarmos aumento dos casos”, disse Viviane Ametlla, gerente de Vigilância em Saúde da Prefeitura.

Viviane explicou que, este ano, ocorreram cerca de 6.700 notificações. “Somente esta semana, ainda não fechada, estamos com 147. É um número ainda alto. Por isso temos que tomar todos os cuidados, principalmente após esta chuva”, ressalta. “A população deve se manter em alerta e eliminar a água que esteja acumulada em recipientes existentes nos imóveis, para acabar com os focos”, reforça.

Vacinação

Por outro lado, a campanha de vacinação contra raiva animal em Puerto Suarez, foi adiada. Seria neste sábado, dia 31. No entanto, em contato com autoridades bolivianas na manhã de hoje, ficou definido que a imunização acontecerá em uma nova data que será marcada posteriormente.