Ruiter prega prevenção para reduzir violência contra o jovem

 Prefeitura de Corumbá

  
Evento marcou encerramento do encontro sobre protagonismo juvenil

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) reafirmou seu compromisso de continuar investindo na prevenção, através da execução de políticas públicas, na busca incessante da melhoria da qualidade de vida da população corumbaense. Ontem, sexta-feira, ele participou do encerramento do III Encontro de Promoção do Protagonismo Juvenil – Geração Jovem Consciente, no auditório Salomão Baruki, que contou com as palestras do deputado estadual Paulo Duarte (PT), e do professor e sociólogo argentino Júlio Jacobo. O evento fez parte da Semana de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.

Ruiter, que estava acompanhado da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, secretária especial de Integração de Políticas Sociais, prestigiou a palestra de Jacobo que, através de gráficos, apresentou estatísticas da violência envolvendo a população jovem, na faixa etária de 15 a 29 anos. Conforme o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2006, elaborado por Júlio Jacobo, Corumbá é o 211º colocado no ranking dos municípios brasileiros, e quinto mais violento no Mato Grosso do Sul, com uma média de 44,4 mortes para cada 100 mil jovens.

Disse que são números extremamente preocupantes e que são necessárias medidas preventivas para conter e, ao mesmo tempo, reduzir esta estatística. Lembrou uma das primeiras medidas tomadas pela sua administração, que foi a criação de uma pasta voltada exclusivamente para o jovem, a Gerência de Ações para a Juventude, ligada à Subsecretaria de Ações da Cidadania, da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania. Além disso, unificou as ações voltadas não só para esta faixa populacional, mas para a família de um modo geral, desenvolvidas em conjunto com as demais áreas da municipalidade, entre elas, a Secretaria de Ações Sociais (Secretarias Executivas de Saúde e Educação), como também por parte da própria Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, ligada diretamente ao seu gabinete.

Para o prefeito esta união de forças e com apoio dos parceiros, está sendo possível desenvolver uma série de ações na cidade, para melhoria da qualidade de vida dos jovens e de toda a família. O encontro realizado esta semana foi uma das estratégias para reduzir a violência juvenil. Através de oficinas, palestras e debates, foi possível reunir jovens protagonistas, que estão sendo engajados no processo. Segundo Júlio Jacobo, esta é uma das saídas para solucionar o problema da violência urbana entre a população juvenil.

Outra conquista foi a assinatura de um documento, por parte do prefeito Ruiter, repactuando o Plano Operativo Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, que propõe realização de ações integradas para o combate à exploração sexual e a integração social dos jovens e suas famílias.

O prefeito ressaltou que o documento é uma reafirmação de seu compromisso de proteção às crianças e adolescentes que estão “sujeitas à violência física e psicológicas, além da exploração”. Adiantou que a Prefeitura vai continuar investindo na rede de atendimento às vítimas de violência e, principalmente, na prevenção, através dos programas sociais e educativos que o Poder Executivo disponibiliza, como a Oficina de Dança, Escola de Música Manoel Florêncio, programas Projovem Adolescente e Projovem Trabalhador, entre outros.

Encontro

O III Encontro de Promoção do Protagonismo Juvenil – Geração Jovem Consciente foi realizado pela Prefeitura, através das secretarias municipais de Promoção da Cidadania e de Ações Sociais. Os trabalhos estiveram a cargo das Gerências de Ações para a Juventude e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), vinculada à Secretaria Executiva de Assistência Social.

As atividades foram abertas na segunda feira com a III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil. Na terça e quarta, o Encontro de Promoção do Protagonismo Juvenil reuniu jovens protagonistas em oficinas sobre basquete e skate de rua, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató; percussão banda e hip hop, no Centro Multiplo Lucilio Medeiros (poliesportivo da Porto Carrero); grafitagem, no CRAS II e no Programa de Medidas Sócio Educativas (Infraero); cinema, na Casa Brasil; teatro, na Universidade Federal, e street dance (b boy), na Oficina de Dança. Na quinta e sexta aconteceu um ciclo de palestras no Colégio Santa Teresa, focando temas como direitos e deveres, ética e cidadania, saúde e políticas públicas.

O encerramento foi no Salomão Baruki. Além do prefeito Ruiter Cunha e da primeira dama Beatriz Cavassa de Oliveira, participaram do evento o deputado estadual Paulo Duarte; prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria; secretário de Ações Sociais, Lamartine Figueiredo Costa; secretário executivo de Relações Institucionais, Carlos Porto; presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Ligia Maria Baruki e Melo; superintendentes José de Carvalho Junior (Turismo) e Heloisa Helena da Costa Urt (Cultura); presidente da Fundação Terra do Pantanal, Wilton Gomes Panovitch; juiz Roberto Ferreiro Filho, diretor do Fórum, entre outras autoridades.