Ruiter participa de comemoração ao Dia da Infantaria

 Prefeitura de Corumbá
  

 Prefeito Ruiter acompanhou solenidade em homenagem ao Dia da Infantaria

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), participou nesta manhã da cerimônia de comemoração ao Dia da Infantaria, celebrado no próximo domingo, dia 24. A data lembra o nascimento do patrono da Arma de Infantaria, brigadeiro Antônio de Sampaio, em maio de 1810, no Ceará. O militar morreu aos 56 anos depois de liderar as tropas brasileiras em diversos confrontos continentais. Seus restos mortais estão em mausoléu no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, capital cearense.

O ato de hoje, realizado no 17º Batalhão de Fronteira, marcou ainda a entrega da boina, uma espécie de formatura militar, a 150 recrutas incorporados em 2009. A cerimônia reuniu dezenas de familiares e amigos dos soldados.  Após a solenidade, Ruiter destacou a participação do Exército Brasileiro nesta região de fronteira para a manutenção da soberania nacional, e a integração das Forças Armadas com o Poder Público e a comunidade corumbaense.

O comandante do 17º Batalhão de Fronteira, tenente-coronel Álvaro Henrique Mendonça Rocha, explicou que a Infantaria integra a “linha de frente” das tropas numa possível guerra. “O infante é quem faz o reconhecimento de toda uma área. É quem enfrenta as situações na linha de frente de um combate”, disse.

O comandante esclareceu ainda que todo o trabalho do infante é calcado em “técnicas e estratégias militares” com apoio das outras armas como a artilharia; a cavalaria e a aviação, por exemplo. “Ele jamais trabalha sozinho”, enfatizou.