Ruiter destaca ação conjunta no combate à violência juvenil

 Prefeitura de Corumbá
  

 Na solenidade Ruiter assinou a repactuação do Plano Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Foi aberta nesta segunda-feira, no auditório do Espaço Educacional, a III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil. Realizado pela Prefeitura de Corumbá e pelos órgãos parceiros que atuam na luta pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o evento integra a Semana de Incentivo ao Protagonismo Juvenil, um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual.

Durante a solenidade, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira assinou a repactuação do Plano Operativo Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. O documento propõe a realização de ações integradas para o combate à exploração sexual e a integração social dos jovens e suas famílias.

“Todos os dias crianças e adolescentes correm risco de violência, física e psicológica, e de ser vitimas de exploradores, muitas vezes dentro da própria casa. É por isso que precisamos reforçar o compromisso de proteger a infância e a juventude”, destacou o prefeito. Ruiter lembrou que os jovens também são responsáveis por definir estas ações, mas que toda a sociedade deve estar envolvida com o tema.

“Na Prefeitura vamos prosseguir investindo para reforçar a rede de atendimento às vitimas de algum tipo de abuso, como estamos fazendo ao construir um novo abrigo para adolescentes, em parceria com a iniciativa privada”, afirmou. “Também vamos continuar investindo na prevenção, por meio de ações que procuram melhorar a qualidade de vida dos jovens e de toda sai família”, completou.

No campo da prevenção, o chefe do executivo corumbaense destacou a Oficina de Dança, que atende mais de 600 jovens, e a Escola de Música Manoel Florêncio, que hoje possuiu mais de 300 inscritos. “São ações que renovam a auto-estima das famílias atendidas e ainda valorizam o gosto pela nossa tradição cultural”, reforçou.

A programação da III Conferência de Promoção ao Protagonismo Juvenil ainda prevê para os dias 19 e 20 de maio, nos períodos matutino e vespertino, oficinas de danças, basquete, skate, teatro, cinema e grafitagem, ministradas por voluntários e jovens que já desenvolvem ações de protagonismo. Nos dias 21 e 22, os jovens participam de grupos de trabalho e palestras com temas que servem de base à formação do jovem protagonista. Temas tratados serão saúde, cidadania, políticas públicas e direito.