Ruiter define com Ibama reforço no combate às queimadas

 Prefeitura de Corumbá

  

 Ruiter Cunha, Davi Lourenço e Márcio Yule, definiram ações para  combate às queimadas no Pantanal

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), definiu novas ações para combater as queimadas no Pantanal. As definições aconteceram após uma reunião com o superintendente do Ibama de Mato Grosso do Sul, Davi Lourenço. O encontro, ocorrido no final da tarde desta terça-feira, 26 de maio, aconteceu no gabinete do prefeito.

Ruiter e Lourenço decidiram pela implantação de brigadas de combate a incêndio; reforço ao efetivo que já atua na Força-Tarefa e também pela definição de uma política definitiva que garanta agilidade no combate a futuros focos de incêndio no Pantanal.

A Prefeitura vai garantir toda a logística necessária para o êxito da atual operação, que reúne Ibama; PMA; Ministério Público Estadual; Corpo de Bombeiros e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente. “Alimentação; combustível; equipamentos. Isso tudo vamos fornecer de imediato”, disse o prefeito.

Ele reforçou que o Executivo defende incremento no efetivo e equipamentos do grupo que já trabalha no combate às chamas. Ruiter antecipou que vai articular apoio de pessoal e aeronaves com as Forças Armadas para fortalecer a operação.

O chefe do Executivo Municipal destacou ser necessária a “implantação de uma política que, de fato, seja duradoura e permanente. Para assim, definirmos o que precisamos ter para combatermos os incêndios”, argumentou. Ruiter garantiu apoio às proposições de lançar um Comitê Municipal e implantar brigadas de combate a incêndios. 

Por sua vez, o superintendente do Ibama, Davi Lourenço, disse que o apoio da Prefeitura de Corumbá à Força Tarefa tem sido “fundamental”. Ele ainda afirmou que a partir junho O Ibama vai instalar uma Brigada de Combate a incêndio na cidade e treinar a equipe de brigadistas que será criada pela Prefeitura .