Ruiter dá posse a diretores e reforça compromisso com Educação

 Prefeitura de Corumbá

  

 Professora Geruza Camargo assumiu direção da Escola Almirante Tamandaré; prefeito Ruiter Cunha empossou 22 diretores

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira empossou, na manhã de hoje, 13 de maio, os diretores eleitos para administrar as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino (REME) no triênio 2009/2011. A votação aconteceu em 22 escolas da Rede Municipal, sendo que no ano passado foram eleitos diretores das escolas Rachid Bardauil, Paiolzinho, em Albuquerque e Porto Esperança.

Ruiter destacou que a posse representa o fim de uma etapa e o início de uma nova fase. “Agora todos começam a exercer o papel de gestores da unidade escolar”, disse o prefeito afirmando que com a função os diretores estimulam o “exercício da cidadania plena”. “Vocês são a porta de entrada para a formação de cidadãos de toda uma sociedade. Vocês nos ajudam a construir uma cidade melhor”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

De acordo com o prefeito, sua segunda gestão tem como meta “aprimorar as ações” já realizadas ao longo do primeiro mandato. “Reafirmo que traçamos novos parâmetros e temos a ousadia de comparar o que foi feito na nossa primeira administração, nos estimulando a avançar”, disse.

Ruiter enfatizou que a Educação, assim como a Saúde é uma das “questões prioritárias” de seu governo e que os avanços serão claros. “É fundamental que todos tenhamos comprometimento com a Educação. Vamos avançar muito em vários pontos, como na estruturação física e remuneração dos profissionais”, declarou.

Encerrando a cerimônia de posse dos novos diretores, o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira destacou que hoje o Executivo Municipal e os diretores iniciam uma parceria “para construir uma sociedade mais qualificada; justa; solidária e com possibilidades de garantir grandes avanços para a comunidade”.

Qualidade no aprendizado

Também presente à solenidade de posse, o secretário Executivo de Educação, Hélio de Lima, afirmou que o “desafio e o compromisso” dos novos diretores é avançar na qualidade do aprendizado do aluno em sala de aula. “Agora vamos trabalhar o conteúdo”, argumentou o secretário explicando que as ações visam aumentar a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da Rede Municipal de Ensino de Corumbá.

Os diretores eleitos assinaram o Contrato de Gestão, instrumento pelo qual se responsabilizarão a incentivar a melhoria da qualidade do ensino e o fortalecimento do processo de modernização e democratização da gestão educacional. Após a posse, participaram de uma reunião com o secretário de Educação.

A eleição, realizada em 03 de abril, foi por voto direto e secreto de valor proporcional, sendo 33,33% de profissionais de educação lotados na unidade escolar; 33,33% dos pais ou responsáveis pelos alunos matriculados no estabelecimento, e 33,33% de alunos com idade mínima de 12 anos completos. No caso das creches, o valor proporcional do voto foi de 50% para os profissionais de educação lotados na unidade e 50% para pais ou responsáveis de alunos matriculados.

Os candidatos à Direção concorreram à vaga por meio de provas objetivas – com foco na gestão escolar – e de provas de títulos, participaram de uma capacitação de 40 horas, ministrada pela Secretaria Executiva de Educação, abrangendo questões pedagógicas e administrativas.

Também acompanharam a solenidade de posse a primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa de Oliveira; os secretários Cássio Augusto da Costa Marques (Gestão Governamental); Maria Lúcia Ortiz Ribeiro (Promoção da Cidadania); Lamartine Figueiredo Costa (Ações Sociais) e o vice-prefeito Ricardo Eboli.