Procon de Corumbá será integrado a Sistema Nacional

Solenidade na tarde de hoje marca uma nova etapa do Procon de Corumbá, que passa a fazer parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). O ato faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá, através da Subsecretaria de Ações da Cidadania, pasta ligada a Secretaria de Promoção da Cidadania, com a Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária (Setass).

Com a instalação do programa, os dados colhidos em Corumbá vão fazer parte das estatísticas nacionais dos órgãos de defesa do consumidor. “Este avanço também vai melhorar a qualidade do atendimento na cidade dando mais agilidade aos processo, uma vez que o programa foi criado pelo Ministério da Justiça para integralizar os Procons de todo o país”, explicou o gerente de Proteção e Defesa do Consumidor, Ronaldo de Arruda Costa.

A cerimônia de adesão acontece às 16h, na Casa da Cidadania, situada na rua 15 de Novembro, 400 – Centro. O evento deve contar com as presenças do prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, o deputado estadual Paulo Duarte e o superintendente estadual do Procon, Lamartine Santos Ribeiro.

O Procon de Corumbá foi inaugurado em abril de 2008. Em média, o órgão atende diariamente de 20 a 30 pessoas e os acordos entre consumidores, representantes do setor comercial e prestadores de serviços é de quase 80%. O acordo celebrado por intermédio do Procon deve ser cumprido totalmente para que o processo administrativo seja extinto. Caso contrário, ele volta a tramitar na Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor.