Prefeitura quer parceria com crianças para um trânsito seguro

 Prefeitura de Corumbá

  
Alunos do CAIC participaram de uma palestra educativa hoje

A Prefeitura Municipal está desenvolvendo uma série de palestras e blitze educativas durante toda esta semana, direcionadas principalmente às crianças, para que sejam fortes parceiras em busca de um transito mais seguro. Os trabalhos estão sendo realizados pela Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) e, nesta quinta-feira, pela manhã, atenderam alunos do Centro de Atendimento Integral à Criança “Padre Ernesto Sassida” (CIAC).

A palestra foi dirigida pelo professor Gerson Morais, da Agetrat, auxiliado por agentes de trânsito e uma técnica da instituição. Começou com um bate-papo com os alunos e se transformou em uma aula sobre noções de trânsito, principalmente legislação.

Vários temas foram focados pela equipe, inclusive sobre como o pedestre deve agir ao atravessar a rua, utilizando sempre a faixa de segurança, implantadas nos cruzamentos. Gerson explicou que, na região do CAIC, principalmente, o trânsito é intenso, devido à rodovia Ramão Gomes, principal acesso à Bolívia. “Todos devem tomar muito cuidado, prestar muito atenção, antes de atravessar a rua, para evitar acidentes”, disse ele aos alunos.

Lembrou que a Prefeitura implantou uma rotatória no local e uma lombada em frente à escola. Destacou que houve uma melhora mas que, mesmo assim, “é preciso prestar atenção antes de atravessar”.

A equipe focou também a importância de se usar o cinto de segurança, evitar crianças nos bancos da frente, atender celular ou mesmo fumar enquanto estiver dirigindo. “Qualquer descuido pode ocasionar acidentes”. Outro assunto destacado foi com relação a bebidas alcoólicas. “Hoje, estamos preparado, com aparelhos (bafômetro) que detecta se a pessoa está dirigindo alcoolizada”, explicou Gerson aos alunos.

O encontro com as crianças foi bastante produtivo, na opinião de Gerson Morais. Conforme eles, este trabalho nas escolas está sendo positivo, pois os alunos são formadores de opinião e, com certeza, repassarão os conhecimentos adquiridos aos adultos, familiares e vizinhos.

Esta semana, além do CAIC, foram atendidos alunos das escolas Almirante Tamandaré, no bairro Cravo Vermelho; Ângela Maria Perez, no Jardim dos Estados, e Barão do Rio Branco. Nesta sexta-feira, dia 15, a palestra será na Escola Clio Proença.

Paralelo a este trabalho junto aos alunos, equipes da Agetrat estão realizando blitze educativas, como forma de orientar também os adultos. Esta manhã, a ação foi desenvolvida na Ramão Gomes, em frente ao CAIC Padre Ernesto Sassida.